Novela Assim na Terra Como no Céu estreia na Globo

Há 45 anos… dia 20 de julho de 1970.

Novela Assim na Terra Como no Céu estreia na Globo

Ipanema, juventude, drogas, homossexualidade, casamento, celibato. Assim na Terra Como no Céu trouxe esses e outros temas polêmicos à tona pela primeira vez na televisão brasileira. Tanto o autor Dias Gomes quanto o diretor Walter Campos tiveram a ousadia e a coragem de colocar tópicos delicados na mesa.

E isso em plena ditadura militar!

A trama principal tem o padre Vítor Mariano, interpretado por Francisco Cuoco. Apaixonado, ele abandona a batina para se casar com Nívea – Renata Sorrah bem mocinha. Porém, a bela jovem é misteriosamente assassinada. De volta à função de pároco, Vítor começa a investigar o homicídio e… se apaixona de novo! Agora, é Helô (Dina Sfat) quem balança seu coração.

Tudo isso tendo como cenário a praia de Ipanema do final dos anos 1960, início dos 1970, com a esquerda festiva e sua juventude colorida.

Assim na Terra Como no Céu apresentou um dos primeiros personagens homossexuais da teledramaturgia tupiniquim, com Ary Fontoura no papel do costureiro Rodolfo Augusto. Outra audácia foi abordar o assunto das drogas, até hoje uma questão espinhosa.

A novela tem trilha sonora eclética e interessante, com tema de abertura composto por Waltel Branco, além de “Tomara”, de Vinicius de Moraes, na interpretação de Maria Creuza, e “Assim na Terra Como no Céu”, de um tal de Tim Maia.

Assim na Terra Como no Céu teve 212 capítulos e terminou em março de 1971. Foi sucedida por O Cafona, também com Francisco Cuoco como protagonista.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Abertura da novela:

Fontes:

Wikipédia

Acervo Estadão

memoriaglobo.globo.com

– Almanaque da TV Globo

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.