Telê Santana faz estreia oficial na seleção brasileira

Há 35 anos… dia 8 de junho de 1980.

Telê Santana faz estreia oficial na seleção brasileira

Dos grandes técnicos da centenária seleção brasileira, Telê Santana é, fatalmente, o de melhor aproveitamento. Em duas passagens e duas Copas do Mundo, foram 53 jogos oficiais, 38 vitórias, 9 empates e apenas 6 derrotas. Seis!

Uma delas é ferida semi-aberta e dói até hoje…

A Tragédia do Sarriá marcou a ferro e fogo o futebol brasileiro e a vida de Telê. Os aplausos unânimes de uma abarrotada e internacional sala de imprensa ao mentor daquele timaço, após os 3 a 2 para a Itália, dão a medida de como o Brasil de 1982 foi – e é – inesquecível. Exuberante, alegre, original. Imortal. Como Telê.

Há exatos 35 anos, o mineiro de Itabirito fazia a estreia pelo Brasil.

Em um Maracanã com apenas 34.316 espectadores, a seleção recebeu vaias após fraco primeiro tempo diante do México com um jovem Hugo Sánchez no ataque. Os dois gols na etapa final não trouxeram uma ovação redentora, mas ao menos aplacaram os ânimos do Mário Filho.

Vitória com gols de são-paulinos. Zé Sérgio aproveitou sobra de falta cobrada por Nelinho e abriu o marcador, aos dois do segundo tempo. Serginho fez mais um, após triangulação com Toninho Cerezo e Sócrates. Um ensaio de um trio titular na Copa da Espanha.

Aliás, do timaço titular que encantaria o mundo em 1982, Toninho Cerezo, Sócrates e Serginho foram os únicos presentes desde o início na estreia oficial de Telê. O craque do Corinthians com a camisa 10 e a faixa de capitão!

Zico, o 10 na Copa, e Junior, o dono da lateral-esquerda, foram dispensados a pedido do Flamengo. Falcão, outra ponta do quadrado mágico da meiúca canarinho, acabou cortado por causa de uma erisipela.

Batista, Edinho e Paulo Isidoro, também dentro do grupo que iria à Espanha, foram titulares na vitória sobre os mexicanos. Éder, que formaria o ataque com Chulapa, entrou na vaga de Paulo Isidoro no intervalo do amistoso.

Luizinho, companheiro de Oscar na zaga do mundial, estava entre os primeiros convocados por Telê, assim como o goleiro Carlos e o meia Renato, outros presentes no elenco da Copa.

Uma semana depois, Telê comandaria a seleção no segundo jogo oficial. Com Zico e Júnior entre os 11 e no mesmo Maracanã, que celebrava 30 anos, o Brasil tomaria uma virada da União Soviética: 2 a 1. Revés devolvido justamente na estreia da Copa do Mundo de 1982.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Brasil 2 x 0 México, com Luciano do Valle:

Fontes:

Acervo Estadão

espn.uol.com.br

placar.abril.com.br

– Livro Todos os jogos do Brasil, de vários autores

2 comentários sobre “Telê Santana faz estreia oficial na seleção brasileira

  1. Sim, querido ÉFEMELLO !!! Foi a estréia OFICIAL de Mestre Telê na Seleção Brasileira, mas a estréia de FATO ocorreu 2 meses antes, no dia 2 de abril de 1980, no mesmo Maracanã, com cobrança de ingressos, num jogo em que Telê CONVOCOU os dois times !!!

    A Seleção Principal (unindo pela primeira vez na história, os jogadores Zico, Sócrates, Falcão e Cerezzo no mesmo time) contra a Seleção de Novos (que teve Biro-Biro do Corinthians e cujo centroavante Baltazar, do Grêmio – que no ano seguinte viria a fazer o gol do título brasileiro de sua equipe contra o Tricolor paulista em pleno Morumbi – jogou pelas DUAS EQUIPES e marcou o último gol da partida, a favor da Seleção Principal).

    O placar final foi um EMBLEMÁTICO 7×1 para o time principal, mesmíssimo placar que a Alemanha nos aplicou 34 anos depois, em plena Copa do Mundo, aqui em casa e que aplicamos ONTEM no Haiti, pela Copa América Centenário.

    Acompanhe alguns lances e os gols na locução do saudoso LUCIANO DO VALLE. https://www.youtube.com/watch?v=5YkH-x876-c

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.