FEB trava última batalha na 2ª Guerra Mundial

Há 70 anos… dia 29 de abril de 1945.

FEB trava última batalha na 2ª Guerra Mundial

A cobra vai fumar! 

Sim, a cobra fumou na Segunda Guerra Mundial!

O exército brasileiro não só foi para o front como deu a sua contribuição contra o Eixo. De setembro de 1944 até abril de 1945, a Força Expedicionária Brasileira foi para o combate, enfrentando 10 divisões alemãs e três italianas. Sob o comando do general João Baptista Mascarenhas de Morais, os pracinhas brasileiros se incorporaram ao V Exército dos Estados Unidos e lutou por 239 dias no total.

O último combate aconteceu há exatos 70 anos.

A Batalha de Fornovo di Taro, ao norte da Itália, derrubou a 148ª Divisão alemã e remanescentes da Divisão Itália. Ao lado de partigiani italianos e do exército americano, a FEB renderam os generais Otto Fretter-Pico e Mario Carloni (foto acima), após quatro dias de disputas. Aliás, foi a primeira rendição total de uma divisão inimiga.

“Nada menos de 14.779 alemães e italianos se tornaram prisioneiros em dois campos próximos, instalados pelos brasileiros. O general alemão Otto Fretter-Pico e o general italiano Mario Carloni foram escoltados até Florença pelo general Falconiere e general Zenóbio, que os entregaram ao 5º Exército norte-americano, juntamente com 6 milhões de liras também tomados pelos brasileiros”, conta um relato da época.

Segundo números oficiais, o Brasil enviou 25 mil homens para o front na Itália. Exatamente 441 não retornaram, 2.724 ficaram feridos e outros 16 soldados desapareceram. No total, cerca de 1900 brasileiros morreram em combates na Segunda Guerra Mundial.

O exército brasileiro voltaria a atuar em um conflito internacional cerca de duas décadas depois, na República Dominicana.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Reportagem da TV Estadão sobre a FEB na Segunda Guerra Mundial:

Fontes:

– Wikipedia

– Wikipédia

– military.wikia.com

– books.google.com

– rafaelrequena.com.br

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s