Há 25 anos… dia 28 de abril de 1990.
Deu no New York Times de 28 de abril de 1990:
“A longa história de playoffs do Boston Celtics é preenchida por muitos grandes momentos.
Um dos mais famosos foi em 27 de maio de 1985 – o chamado ‘Massacre do Memorial Day’ -, quando os Celtics derrotaram o Los Angeles Lakers, 148-114, no jogo de abertura das finais da temporada.
Hoje, jogando como se treinassem, os Celtics não só superaram a pontuação daquela noite, mas também se colocaram no livro dos recordes da National Basketball Association, ao esmagarem os Knicks, 157-128, no Boston Garden, para abrir vantagem de 2-0 na série inicial dos playoffs do leste”.
Pois é.
Há exatos 25 anos, o Boston Celtics estabeleceu o recorde de pontos em um jogo de playoffs do maior basquete do mundo, a NBA. Marca imbatível até hoje!
Foi na segunda partida diante do New York Knicks de Pat Ewing. Aliás, o pivô foi o cestinha de seu time, com 28 pontos, três a menos que Kevin McHale, do Boston, o maior pontuador naquela noite. Sempre eficiente, Larry Bird anotou 15 pontos e deu 16 assistências.
Os Celtics não eram mais aqueles de quatro finais seguidas e dois títulos, entre 1984 e 1987, mas ainda tinham brilho. E destruíram os adversários. O ex-técnico e ex-jogador, então diretor-geral dos nova-iorquinos, Al Bianchi, resumiu:
”O que há para dizer? Eles nos arrebentaram em todo e qualquer quesito do jogo. Nós os deixamos fazerem o que quisessem”.
Apesar do placar recorde, a série acabou em uma grande reviravolta, com os Knicks vencendo os três duelos seguintes, dois no Madison Square Garden, um no Boston Garden.
A temporada ficaria novamente nas mãos do Detroit Pistons de Isiah Thomas. Nas finais, a franquia bateria o Portland Trail Blazers por 4 a 1 e levaria o segundo título em três decisões consecutivas.
Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.
Fontes: