Hitler admite a derrota na Segunda Guerra Mundial

Há 70 anos… dia 22 de abril de 1945.

“Está acabado. A guerra está perdida.”

A cena do ótimo “A Queda: As Últimas Horas de Hitler” mostra o momento em que Adolf Hitler admite a derrota. Era o fim para a Alemanha nazista. Era o fim da Segunda Guerra Mundial.

A sentença do Führer depois de receber as más notícias sobre a situação das defesas alemãs em Berlim foi a inevitável conclusão de um ataque de fúria do líder do Terceiro Reich.

Após saber que o general Felix Steiner não conseguira êxito na recruta de homens para combater os soviéticos na capital alemã, Hitler chama os soldados de covardes e traidores, afirma que todos estão mentindo e ainda se diz arrependido por não ter executado seus oficiais mais graduados, como fizera Joseph Stalin.

Na sala de conferência do bunker, Joseph Goebbels, Martin Bormann e os generais Wilhelm Keitel, Alfred Jodl, Hans Krebs e Wilhelm Burgdorf silenciam. Tinham a exata noção do significado do desabafo de Hitler. Não somente era o fim da guerra, mas o fim definitivo.

Das Ende.

“Em 22 de abril, dia da tentativa falha de Himmler em convencer Grã-Bretanha e Estados Unidos a unir forças com os alemães contra o avanço dos russos, os soldados soviéticos capturaram a cidade de Treuenbrietzen, a oeste da linha defensiva proposta, quase circundando Berlim a partir do sul. Hitler, então, disse aos que estavam com ele no bunker que a guerra estava perdida. Não haveria nenhuma tentativa, como tinha proposto uma vez, de adiar o avanço dos aliados em um reduto nos Alpes, ao sul de Munique. Ele permaneceria em Berlim, e atiraria em si mesmo, como disse a todos, quando o fim chegou.”

Eis um trecho do livro The Day the War Ended: May 8, 1945 — Victory in Europe, em que o aclamado historiador britânico Martin Gilbert, biógrafo oficial de Winston Churchill, conta sobre os estertores da Segunda Guerra no Velho Continente e, mais precisamente, o dia em que o conflito terminou da fato, 8 de maio de 1945

Antes, em 30 de abril, oito dias depois de admitir a derrota, Adolf Hitler e Eva Braun cometem suicídio.

Mas essa(s) história(s) fica(m) pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Hitler admite a derrota na Segunda Guerra Mundial

Fontes:

history.com

Wikipédia

telegraph.co.uk

commandposts.com

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s