Na estreia de Prost, Piquet sobe ao pódio pela 1ª vez na F1

Há 35 anos… dia 13 de janeiro de 1980.

Na estreia de Prost, Piquet sobe ao pódio pela 1ª vez na F1

O Grande Prêmio da Argentina de 1980 tem significado especial para uma dupla de pilotos que entraria para a história da Fórmula 1. Por motivos diferentes, Nelson Piquet e Alain Prost guardam o dia 13 de janeiro na memória. Enquanto o brasileiro sentiu o doce sabor da champanhe do pódio pela primeira vez, o francês inaugurou os ouvidos com o ronco de motor da mais nobre categoria do automobilismo (e ainda pontuou!).

Pouco mais de dois meses após o término da temporada de 1979, que teve o sul-africano Jody Scheckter como campeão, o circo da F1 iniciava novo ano na quente Buenos Aires. Com habituais mudanças nas configurações das equipes, como a saída de Nikki Lauda da categoria e a formação do Skol Fittipaldi Team, a temporada de 1980 prometia boa dose de emoção.

Nelson Piquet viveria seu segundo ano completo na categoria, depois de um 1979 marcado por abandonos e acidentes. Chegava a hora de mostrar serviço dentro do cockpit da Brabham de Bernie Ecclestone. E ele sabia disso.

No treino classificatório, o brasileiro conseguiu o quarto melhor tempo, atrás do australiano Alan Jones (Williams) e dos franceses Jacques Laffite e Didier Pironi, ambos da Ligier. Dada a largada, Piquet teve briga particular com Laffite durante quase todas as 53 voltas. No final, herdou o segundo lugar de Gilles Villeneuve, que abandonou por acidente.

Foi o primeiro pódio do brasileiro, que teve somente Alan Jones à sua frente, aliás, o quadro final daquela temporada: Jones campeão e Piquet, vice. No terceiro lugar, outro estreante de pódios, o finlandês Keke Rosberg (primeiro da história do país na F1).

Já na sexta colocação, para a surpresa de todos, um novato francês, baixinho e narigudo. Alain Prost se tornou um dos poucos a pontuar logo no primeiro GP. Repetiria o feito em outras duas corridas e ainda conseguiria um quinto lugar no Brasil, a segunda prova da temporada.

Piquet teria o gostinho de vitória em 30 de março, em Long Beach, Estados Unidos, que marcou a última vez de Emerson Fittipaldi no pódio.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Resumo do GP da Argentina de 1980, com narração de Galvão Bueno:

Fontes:

Acervo Estadão

Wikipédia

continental-circus.blogspot.com.br

totalrace.com.br

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.