Unplugged estreia na MTV americana

Há 25 anos… dia 26 de novembro de 1989.

Unplugged estreia na MTV americana

Paul McCartney, Eric Clapton, Nirvana, Tony Bennett, Bob Dylan, Jay Z, Elton John, Pearl Jam, Mariah Carey, The Cure, REM, Duran Duran, Kiss, Bruce Springsteen… ah, não, ele não! Ele “plugou” e transformou o acústico em um show da pesada! De qualquer forma, The Boss também faz parte da história do MTV Unplugged.

Hoje faz 25 anos que a atração estreou na Music Television americana. O que pouca gente sabe – ou, na verdade, eu não sabia! – é que o Unplugged foi concebido inicialmente como um programa.

A inspiração veio de shows e especiais de televisão do passado, especial e principalmente “Elvis” (também conhecido como ’68 Comeback Special), criado e produzido por um jovem diretor da NBC chamado Steve Binder. O show, que tinha momentos informais de jams de Elvis com outros músicos inseridas entre as músicas, fez o Rei do Rock renascer – como o efemérides contou, aliás.

Com essa ideia, a MTV criou o programa, mas não fez muito barulho e divulgação da nova atração. O primeiro episódio foi ao ar em 26 de novembro de 1989 e teve como principal destaque a banda britânica Squeeze, à época já meio fora de moda. Contou também com o vocalista e compositor Syd Straw, o guitarrista Elliot Easton e o Jules Shear, outro vocalista e compositor e que se tornou apresentador na primeira temporada.

Apesar de ter nomes até conhecidos durante o primeiro ano, como o 10,000 Maniacs, por exemplo, a novidade só foi chamar a atenção a partir de 1990, quando recebeu artistas do peso de um Aerosmith ou Elton John, pra citar somente dois.

O boom de verdade aconteceria em 1991, quando Paul McCartney lançou o seu show no álbum Unplugged (The Official Bootleg), um enorme sucesso de vendas. Sir Paul emprestaria seu prestígio e catapultaria a criação da MTV.

Em pouco tempo, o MTV Unplugged se transformou em exitoso case na televisão. E até chegou ao Brasil!

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Squeeze canta “I’m a Believer” no primeiro MTV Unplugged:

Fontes:

history.com

Wikipedia

grammy.com

Anúncios

Um comentário sobre “Unplugged estreia na MTV americana

  1. A participação de Paul McCartney, em 1991, foi bem recebida, e por isso lançada no disco “Unplugged (The Official Bootleg)”. McCartney foi o único que levou a risca a ideia de se desplugar, usando microfones externos para captar os sons dos violões. O produtor do programa Alex Coletti considera que foi o acontecimento que marcou o grande sucesso do formato.

    A MTV Europe grava em Janeiro de 1991 o seu primeiro show acústico Unplugged com Paul McCartney. The Cure. Eric Clapton grava, em Janeiro de 1992 o seus.

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s