Martin Luther King é condecorado com o Prêmio Nobel da Paz

Há 50 anos… dia 14 de outubro de 1964.

Martin Luther King é condecorado com o Prêmio Nobel da Paz

“O prêmio constitui, acima de tudo, um tributo à boa vontade de milhões de pessoas. Sinceramente, não o considero uma honraria pessoal, mas um tributo à disciplina, à sensatez, à moderação e à grande coragem de milhões de valorosos cidadãos negros e brancos de boa vontade, que escolheram o caminho da não-violência para chegar ao reino da justiça e do amor em nosso próprio país. Devo admitir, no entanto, que este é o momento mais emocionante de minha vida.”

Pelo telefone, na cama de uma clínica, ele recebeu a grande notícia (foto). Modesto, preferiu dividir a honraria com os milhares de cidadãos que o seguiam na luta por igualdade racial e por direitos civis nos Estados Unidos.

Não-violência, amor, justiça. Três gestos e atitudes que motivaram o comitê a condecorar Martin Luther King com o Prêmio Nobel da Paz de 1964.

O reverendo estava internado para fazer exames de rotina em sua cidade natal, Atlanta, no estado da Geórgia, quando soube da condecoração. Além de compartilhar os méritos, King confirmou que doaria o dinheiro, pouco mais de US$ 54 mil, ao movimento negro dos EUA.

Martin Luther King já era conhecido mundialmente por sua liderança pacífica pelos direitos dos negros na Terra do Tio Sam. Em 28 agosto de 1963, proferiu o famoso discurso do “I have a dream”, para mais de 250 mil pessoas, em Washington. No fim do ano, a revista Time o elegeu o Homem do Ano.

King recebeu o prêmio em cerimônia realizada no dia 10 de dezembro de 1964, em Oslo, na Noruega. Ele era a pessoa mais jovem a receber o Nobel da Paz.

Era…

Na última sexta-feira (10), a paquistanesa Malala Yousafzai, de apenas 17 anos, se tornou a mais jovem a ser agraciada com a distinção.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

O discurso de Martin Luther King na entrega do Nobel da Paz:

Fontes:

– Acervo Estadão

– history.com

– nobelprize.org

– jblog.com.br

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s