Bob Dylan estreia no Newport Folk Festival

Há 50 anos… dia 24 de julho de 1964.

Bob Dylan estreia no Festival de Newport

O fã ardoroso do Mr. Zimmerman e atento leitor há de retrucar o título do post: “Tá errado! Ele estreou em 1963, cantou com a Joan Baez e com o Pete Seeger! Sabe nada esse éfemello!”.

Como diria Chico Buarque acerca de Jorge Maravilha, sim, o leitor e fã está prenhe de razão. O debut de Bob Dylan no Newport Folk Festival foi em 1963, mais precisamente no dia 26 de julho de 1963.

Naquele ano, porém, o franzino e narigudo rapaz era pouco conhecido além das fronteiras do Greenwich Village, em Nova York. Foi apresentado como convidado de Joan Baez, musa do folk e estrela em ascensão na época. Em 3 dias (26, 27 e 28), ele também cantou com Pete Seeger, músico e um dos criadores do festival, e ainda apresentou músicas próprias, como “Blowin’ in the Wind” (acompanhado por lindo coral) e “With God On Our Side”.

A história foi outra em 1964. Depois de ter sido “eleito” – sem seu consentimento, claro – como um dos ícones e porta-vozes do movimento civil nos EUA, ele gravou, em apenas uma noite,  Another Side of Bob Dylan. Era um disco-desabafo, uma resposta, o outro lado: “It ain’t me, babe, It ain’t me you’re lookin’ for, babe”. Direto, Dylan rejeitava ser líder, guru ou pastor de qualquer movimento, ideologia ou seita. Preferia ser o trovador solitário e independente que sempre foi (e que sempre será).

Em 24 e 26 de julho, retornou à Newport já conhecido, famoso. Foi sua estreia de fato no festival. Na tarde do primeiro dia, cantou “It Ain’t Me, Babe” e a novíssima “Mr. Tambourine Man”, ainda inédita e nunca gravada em disco algum (seria, em 1965). De noite, repetiu “It Ain’t Me, Babe” acompanhado de Joan Baez.

Na outra apresentação, do dia 26, mais cinco canções. “All I Really Want To Do”, “To Ramona” e “Chimes Of Freedom”, do novo trabalho; “With God On Our Side”, do disco-símbolo dos “civil rights” The Times They Are a-Changin’ ; e ainda um repeteco de “Mr. Tambourine Man”.

Bob Dylan se distanciaria mais ainda do selo de Messias social e se afastaria também do folk com a polêmica apresentação de 1965 no Newport Folk Festival.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Ouça “Mr. Tambourine Man”:

Fontes:

Wikipedia

bobdylan.com

newportfolk.org

Anúncios

4 comentários sobre “Bob Dylan estreia no Newport Folk Festival

  1. nessa época ninguém fazia letras de música como Dylan,realmente um pioneiro. o Nobel de literatura veio tarde,um gênio na arte de compor com letras sérias e com conteúdo.

  2. Que lindo o dom deste filme do Bob Dylan, interessante como eles mucrofonaram o violão e mesmo assim ficou ótimo. Que Público bacana, parece que sabiam que estavam participando de algo histórico e fizeram silêncio. Amei! Está página é feita com carinho e é o Arnaldo Baptista – Mutantes que sempre nextraz para cá.

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.