Elton John inicia turnê inédita na URSS

Há 35 anos… dia 21 de maio de 1979.

Elton John inicia turnê de shows na URSS

Foram oito apresentações, quatro em Leningrado (atual São Petersburgo) e mais quatro na capital Moscou. De 21 a 28 de maio de 1979, Elton John derreteu a Cortina de Ferro e se tornou o primeiro roqueiro ocidental a se apresentar na União Soviética.

Em quase dez dias, o artista britânico conquistou corações em “terras inimigas”. Visitou a Praça Vermelha, assistiu a uma partida de futebol, sua grande paixão além da música, e encantou.

No primeiro show, há exatos 35 anos, no Great October Hall, em Leningrado, Elton John foi recebido por aplausos contidos de uma plateia contida, formada por muitos altos funcionários do governo e suas famílias.

Vestido de maneira discreta para seus próprios padrões – sem óculos coloridos e de lentes, boina xadrez, calça em tom rosa, camisa vermelha, casaco azul (a única extravagância é a bota de salto alto!) -, ele agradeceu a saudação e caminhou até o piano de cauda. O palco também é discreto. Panos pretos, decoração sóbria.

“It’s a little bit funny, this feeling inside…”

O mágico piano e a voz inconfundível derrubam o muro de emoção represada. Uma salva de palmas, agora calorosas, conduzem artista e público em um único caminho. É o poder da música.

Foram mais sete apresentações na União Soviética e a certeza de abrir um caminho sem volta, um elo de comunicação até então fechado, escuro, silencioso.

“O último show foi, provavelmente, o melhor da minha vida. Foi incrível. Me senti como Bob Dylan”, disse Elton John, na volta pra casa.

Em 1995, ele voltaria a se apresentar em Moscou, capital agora da Rússia, não mais União Soviética. E em 2001, faria um show privado em São Petersburgo, a cidade que aprendeu a amar desde aquele 21 de maio de 1979.

Mas essa(s) história(s) fica(m) pra outro(s) dia(s)… Porque todo dia é histórico.

Ouça “Your Song”, no último show da turnê, em Moscou:

Fontes:

takepart.com

russiapedia.rt.com

ultimateclassicrock.com

spiegel.de (pra quem entende alemão!)

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.