Há 20 anos… dia 23 de março 1994.
“802 + #99 = The Greatest One!”
A faixa na arquibancada resume tudo.
802 gols + Número 99 = O maior de todos os tempos.
Há exatos 20 anos, Wayne Douglas Gretzky se tornava o maior goleador da NHL, a Liga Americana de Hóquei no gelo.
Confesso que pouco entendo de hóquei e pouco sabia da trajetória de Gretzky – o conhecia de nome, por causa do videogame, assim como outro dito craque do esporte, Mario Lemieux! Até ofereci o post a amigos especialistas, mas não tive êxito na empreitada. Então, pedi um pouco de ajuda. Depois de assistir ao vídeo do gol (abaixo) e ler um pouquinho, percebi que não precisava de tanto para compreender a grandeza de um momento histórico. Basta se colocar na pele de todo e qualquer ser humano presente naquele jogo e sentir toda a emoção que só o esporte proporciona.
E, se o entendimento de hóquei é curto, menor que o puck, basta dizer que o The Forum foi o Maracanã, o Vancouver Canucks foi o Vasco e Kirk McLean foi Andrada. Afinal, Wayne Gretzky é ou não é o Pelé do hóquei?
Sim, ele é “o cara”. Em 20 anos como profissional (1979-1999), “The Great One”, como ficou conhecido, tem nada mais nada menos que 61 recordes na NHL. Em 23 de março de 1994, Gretzky conseguiu o mais expressivo. Ultrapassou o ídolo e a lenda Gordie Howe.
Além dos recordes, venceu 4 vezes a Stanley Cup, a maior glória para um atleta do hóquei.
Ah, teve a polêmica da troca de time, né? Sim, do Edmonton Oilers para o Los Angeles Kings, time pelo qual ele anotou aquele gol 802… Foi chamado de traidor pelos compatriotas no Canadá, mas é um semideus por aquelas bandas até hoje.
E essa história é menor diante do feito de hoje. Se quiser saber mais, tem muito material interessante nos links das fontes…
Mais hóquei, Gretzky, Lemieux e afins em outro dia (e com outra assinatura!)… Porque todo dia é histórico.
O gol 802 de Wayne Gretzky:
Fontes:
– tsn.ca