Susan B. Anthony pede direito de voto às mulheres nos EUA

Há 130 anos… dia 8 de março de 1884.

8mar14

“Men, their rights and nothing more. Women, their rights and nothing less.”

No Dia Internacional da Mulher, nada mais bonito do que falar de uma que lutou pela igualdade entre os sexos por toda a vida. E que em um 8 de março encarou o Congresso Americano para pedir direito de voto às mulheres.

Susan Brownell Anthony, mais conhecida por Susan B. Anthony, foi uma americana de Adams, Massachusetts, que brigou pelo direito das mulheres ao voto por toda sua trajetória. Não viveu o suficiente para ver sua causa finalmente reconhecida (em 1920), mas deixou uma história marcante, até hoje lembrada.

Nascida em uma família tradicional e aristocrática, Susan foi professora antes de ingressar no movimento abolicionista e sufragista, por volta de 1840, quando tinha apenas 20 anos. Até o final da Guerra Civil Americana, brigou pelo fim da escravidão, finalmente extinta no país em 1863, dois anos antes do término do conflito.

A partir de então, Susan iniciou cruzada pelo voto feminino. Em 1866, ajudou na criação da American Equal Rights Association, junto com Elizabeth Cady Stanton, outra ativista fundamental na história americana. Três anos depois, elas fundam a National Woman Suffrage Association e entram de vez na causa pelo voto das mulheres.

Por mais de quatro décadas, Susan viajou pelo país inteiro e pela Europa, dando mais de 100 discursos por ano em prol do sufrágio feminino. Em 1872, foi presa por desafiar a lei e votar durante as eleições presidenciais. Foi libertada e multada em 100 dólares. Pena que nunca pagou até sua morte, em 1906.

No dia 8 de março de 1884, Susan B. Anthony discursou perante o Comitê Jurídico do Congresso Americano e pediu a aprovação da 16ª Emenda, que finalmente dava direito de voto às mulheres nos Estados Unidos.

Em 26 de agosto de 1920, os estados americanos ratificaram a emenda 19, aprovada um ano antes com o nome de “Emenda Anthony”, em homenagem a Susan.

De 1979 a 1981 e novamente em 1999, Susan foi homenageada com seu rosto na moeda de 25 centavos.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Saiba um pouco mais sobre a vida de Susan B. Anthony:

Fontes:

– Wikipedia

– biography.com

– politico.com

Anúncios

3 comentários sobre “Susan B. Anthony pede direito de voto às mulheres nos EUA

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s