Ponte Rio-Niterói é inaugurada

Há 40 anos… dia 4 de março de 1974.

4mar14

“Toda a rigidez do protocolo oficial e esquema de segurança foi rompida ontem, quando a multidão, calculada em cerca de 10 mil pessoas que se aglomeravam nas rampas de acesso junto à praça do pedágio, na ponte Rio-Niterói, ultrapassou os cordões de isolamento e começou a avançar em direção ao Rio, sendo contida pela PM e fuzileiros navais. A inauguração da ponte deu-se às 9 e 20 , com o corte da fita simbólica pelo presidente Médici. Somente o ministro dos Transportes discursou, para destacar que esta ponte é ‘um monumento à Revolução de 64’. No fim da tarde, houve missa campal em memória dos operários mortos e, ontem mesmo, o presidente seguiu para Porto Alegre, devendo estar hoje em Bagé, sua cidade natal, onde o aguarda a maior festa jamais realizada em homenagem a um de seus filhos.”

No Brasil Grande da ditadura, obras monumentais.

Assim foi a construção da Ponte Rio-Niterói, inaugurada há exatos 40 anos, sob certa tensão e risco de confusão, como conta a reportagem do Estadão de 5 de março de 1974. A obra era sonho antigo.

Desde o final do século XIX, pensava-se em uma ligação entre as duas cidades. Propaganda da Azevedo & Travassos S. A. na mesma edição do jornal lembra de frase de Machado de Assis sobre a ideia. “Tudo pode acontecer. Um dia, quem sabe, lançaremos uma ponte sobre esta cidade e Niterói”, escreveu o autor de Dom Casmurro, em artigo de 1896.

O sonho começou a virar realidade somente em meados dos anos 1960. Em dezembro de 1965, uma comissão de estudos foi formada para realizar um projeto. Três anos depois, o “presidente” Costa e Silva assinou decreto com autorização para o início das obras, o que na prática aconteceu em janeiro de 1969.

Cinco anos depois, em 4 de março de 1974, era inaugurada a maior ponte do hemisfério sul, a segunda maior do mundo. Nomeada oficialmente Ponte Presidente Costa e Silva, a Rio-Niterói tem 13,29 km de extensão, dos quais quase 9 km sobre as águas da Baía de Guanabara.

Outra grande obra iniciada durante os anos Médici foi a Usina de Itaipu, inaugurada somente em 1984, dez anos depois do começo de sua construção.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Veja reportagem da Globo sobre a construção da ponte:

Fontes:

Wikipédia

Acervo Estadão

Memória O Globo

Anúncios

2 comentários sobre “Ponte Rio-Niterói é inaugurada

  1. Caro Daniel, primeiro, muito obrigado por acompanhar o blog e comentar!
    Segundo, agradeço você enriquecer a história com seu depoimento. Fantástico!
    Por fim – e mais importante – parabéns por ter participado da construção. Experiência marcante, inesquecível!
    Obrigado por dividir a sua história conosco!
    Grande abraço,
    Fernando.

  2. Tive o privilégio de participar na construção da Ponte Rio – Niterói e ver emergir do fundo da Baia de Guanabara uma grandiosa obra. Comecei a trabalhar na construção da Ponte, como auxiliar técnico, em setembro de 1970. Era jovem, esforçado, destemido e entusiasmado com aquele gigantesco canteiro de obra, no mar e em terra, e logo fui promovido. Na construção da ponte foram utilizadas pela primeira vez, tecnologias inovadoras, como ilhas flutuantes com equipamentos de perfuração de tubulões, treliças de lançamento e dois equipamentos de colocação de aduelas, além do concreto dos tubulões que era autoadensável, e somente apareceu em uma ponte dez anos depois, no Japão em 1980. Há 40 anos a gente estava à frente do mundo inteiro!
    Congratulações a todos os colegas, que com muito esforço, sacrifício e coragem, trabalharam na construção da Ponte.
    Parabéns pela matéria.

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s