Terminam os Jogos de Inverno de Lillehammer

Há 20 anos… dia 27 de fevereiro de 1994.
27fev14

Se você se encantou e acompanhou as geladas disputas em Sochi, na Rússia, saiba que os Jogos de Inverno de Lillehammer, na Noruega, foram mais que especiais. Foram os maiores. Até hoje, a Olimpíada na simpática cidade ao sul do país escandinavo é considerada a mais bacana da história.

“Os Jogos de 1994 foram, provavelmente, os maiores de todos. E, 20 anos depois, ainda mantêm a sensação de um conto de fadas”, escreveu o jornalista Jim Caple, no site da ESPN americana, um dia antes do início da Olimpíada na terra de Vladimir Putin.

No texto How Lillehammer set the standard – Como Lillehammer definiu um padrão -, Caple elenca os inúmeros fatores que fizeram da Olimpíada na Noruega inesquecível.

O clima, frio e ensolarado, deu colorido especial ao evento. As histórias singulares, como a polêmica entre as patinadoras americanas Tonya Harding e Nancy Kerrigan, marcaram. E, acima de tudo, a atmosfera que dominou Lillehammer foi especialíssima, lembra o jornalista.

“Talvez Lillehammer ’94 seja mais conhecida pela triste novela entre as patinadores americanas Tonya Harding e Nancy Kerrigan, mas os noruegueses se lembram de um tempo muito feliz, quando uma pequena cidade de 23.500 habitantes se tornou o centro do universo esportivo”, disse Matthew Knight, em artigo de novembro de 2013, publicado no CNN.com.

Foram 67 nações, 1.737 atletas (1.215 homens e 522 mulheres), 16 dias de competição e 61 provas disputadas, em seis modalidades diferentes. Catorze países estrearam nos Jogos, sendo que nove faziam parte da União Soviética. O Brasil teve um representante em Lillehammer, o esquiador Christian Lothar Munder.

A Rússia foi a primeira colocada no quadro de medalhas, com 11 ouros, 8 pratas e 4 bronzes – 23 no total. A anfitriã Noruega ficou em segundo lugar, com 26 medalhas (10, 11 e 5), seguida da Alemanha (24 medalhas).

A partir de Lillehammer, os Jogos Olímpicos de Inverno começaram a acontecer em anos intercalados aos de Verão.

Em 1998, a cidade de Nagano foi a sede escolhida.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Veja imagens da cerimônia de encerramento de Lillehammer’94:

Fontes:

– Wikipedia

– olympic.org

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s