Há 55 anos… dia 6 de fevereiro de 1959.
Quem viu o filmaço “Boa Noite, Boa Sorte” (“Good Night, and Good Luck”), roteiro e direção de George Clooney, sabe quem foi Edward R. Murrow.
Jornalista, trabalhou a vida inteira pela rede CBS, seja no rádio ou na televisão.
Como radialista, ganhou notoriedade durante a anexação da Áustria pela Alemanha nazista de Hitler, em 1938, e depois na cobertura da Segunda Guerra Mundial.
A partir dos anos 1950, ingressou na TV e se tornou famoso em 1954, quando expôs o senador Joseph McCarthy e sua caça insana aos comunistas, história retratada magistralmente e com riqueza de detalhes no filme de Clooney.
Na CBS, Murrow foi o apresentador de um programa de entrevistas, o Person to Person. Ficou no talk show da estreia, em 1953, até 1959. A atração foi encerrada em 1961, mas retornou à grade da CBS em 2012.
Celebridades, artistas, políticos, entre outros, passaram pelo Person to Person.
Pois em 6 de fevereiro de 1959, durante a sexta temporada do programa, Murrow realizou uma insólita entrevista com… Fidel Castro!
Sim, ele mesmo. Apenas um mês depois de ter assumido o poder em Cuba, Fidel Castro falou com uma TV americana.
Dos estúdios da CBS, cigarro à mão (sempre!), Murrow fez perguntas interessantes para Fidel, como se o líder revolucionário estava preocupado com a influência comunista em Cuba.
Em um sofá, aparentemente vestindo pijamas (!), um calmo Fidel respondeu a todas as perguntas em inglês, pacientemente.
Duas coisas são notáveis.
A astúcia e sensibilidade de Murrow, especialmente no momento em que chama o filho de Fidel para participar do papo, e deixa tudo mais informal.
E a simplicidade de Fidel, expressa numa certa timidez diante das câmeras.
Em abril daquele ano, Fidel visitaria os Estados Unidos, onde foi recebido pelo então vice-presidente Richard Nixon. No entanto, a aproximação dos americanos não impediria Cuba de entrar na órbita dos soviéticos e se tornar comunista.
Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.
Veja a conversa entre Fidel e Murrow:
Fontes:
– IMDb