Paraty recebe o título de Condado

Há 200 anos… dia 17 de dezembro de 1813.

17dez13

Em 1502, durante a segunda expedição ao Brasil, os navegadores portugueses chegaram à baía de Angra dos Reis. A primeira notícia ou menção que se tem de Paraty data de 1554, quando o alemão Hans Staden relatou ter ficado prisioneiro dos índios tamoios. A linha do tempo da pérola da baía de Angra segue com a presença do Padre Anchieta, em expedições nos anos de 1563 e 1565.

Já no início do século 17, surge o Morro da Vila Velha, hoje conhecido como Morro do Forte, o primeiro núcleo organizado e espécie de embrião da futura vila. Em 1667, o povoado se torna, oficialmente, a Villa de Nossa Senhora dos Remédios de Paraty.

Por volta de 1695, a descoberta do ouro em Minas Gerais faz com que Paraty vire a principal rota em direção ao local. Nesse período, a cidade prospera. Posteriormente, em 1763, com a mudança da capital de Salvador para o Rio de Janeiro, há um desenvolvimento do comércio entre Paraty e a nova sede do governo.

No início do século 19, o Ciclo do Café gera novo período de progresso para a vila, já que a produção do Vale do Paraíba começa a ser escoada pelo porto de Paraty. A chegada da Família Real de Portugal ao Brasil, em 1808, estreita ainda mais as relações com a capital.

Em 17 de dezembro de 1813, Paraty recebe o título de Condado. Dom Miguel Antônio de Noronha Abranches Castelo Branco (ufa!) foi apontado como o primeiro conde.

Quase 30 anos depois, em 1844, Paraty, enfim, é elevada à categoria de cidade.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Veja vídeo sobre a história de Paraty:

Fontes:

paraty.tur.br

paratybrasil.com.br

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.