Willie Thrower se torna o 1º quarterback negro da NFL

Há 60 anos… dia 18 de outubro de 1953.

18out13

Willie lawrence Thrower teve carreira meteórica na National Football League, a Liga Nacional de Futebol Americano. Entrou em campo pela única e última vez no dia 18 de outubro de 1953.

Não ganhou títulos, não teve marcas importantes, não brilhou.

Nem precisava.

Os poucos minutos com a camisa do Chicago Bears contra o San Francisco 49ers bastaram para colocá-lo na História do futebol americano.

Willie se tornou o primeiro quarterback negro da história da NFL.

“Eu me senti como o Jackie Robinson do futebol americano. Não havia quarterbacks negros na NFL, simplesmente não havia”, disse, posteriormente, citando o primeiro negro na história da Major League Baseball (MLB).

Antes dele, somente dois negros chegaram a atuar como quarterback na liga: Fritz Pollard e George Taliaferro. No entanto, não era a posição de origem de ambos, ao contrário de Willie Thrower. Pollard era running back e Taliaferro, halfback.

Willie também foi o primeiro quarterback negro a jogar na chamada Big Ten, a liga esportiva formada pelas maiores universidades dos Estados Unidos, que terá 14 membros em 2014. Ele ajudou Michigan State a vencer o campeonato de 1952.

No ano seguinte, assinou contrato com os Bears, como reserva de George Blanda, que se tornaria, posteriormente, um dos maiores nomes da história do futebol americano e o esportista com mais temporadas jogadas (26) da História. Não tinha muito espaço para Willie na NFL.

Em 1954, ele deixou os Bears e acabou no Canadá, onde jogou em ligas menores. Três anos depois, encerrou a carreira aos 27 anos, por problemas no ombro. Virou assistente social em New Kesington, Pensilvânia, sua cidade natal, e também em Nova York. Em 1969, voltou em definitivo para a cidade onde nasceu e lá permaneceu até falecer, em 2002.

Willie Thrower abriu caminho para os quarterbacks negros na NFL. A temporada 2013-2014, iniciada em setembro, conta com nove negros na principal posição do esporte, um recorde absoluto na história da liga.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Fontes:

Wikipedia

espn.go.com

articles.latimes.com

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.