A Arca de Vinicius

vina_100

Dos cinco filhos – quatro mulheres e um homem – Vinicius de Moraes extraiu a essência pura do mágico universo das crianças e criou um gênero praticamente inexistente no mercado fonográfico brasileiro: a música infantil.

Com A Arca de Noé 1 e 2, lançados em 1980 e 1981, o poeta preencheu um vazio de nossa música e deixou para sempre uma produção bonita, criativa e engraçada para toda e qualquer nova geração de pequenos.

Vinicius se aventurou no universo infantil a partir da década de 1950, quando os poemas criados para os filhos foram musicados pelo violonista Paulinho Soledade. Na época, nem a participação de um dos grandes nomes da música brasileira do momento, Silvio Caldas, na gravação de “O Relógio” e “São Francisco”, gerou repercussão.

Muito tempo depois, já na parceria com Toquinho, Vinicius resolve lançar o livro com todos os poemas infantis que escrevera. A Arca de Noé – Poemas Infantis de Vinicius de Moraes (Ed. Sabiá) é lançado em 1970, com um total de 20 poemas dedicados às crianças.

Dois anos depois, Vinicius chama o italiano Sergio Bardotti e o argentino Luis Enríque Bacalov, os criadores de Os Saltimbancos (1977), e lança L’Arca – Canzoni per Bambini, di Vinicius de Moraes. Estava plantada a semente para A Arca de Noé. L’Arca já apresenta versões bem parecidas do que seria os dois projetos brasileiros. Canções como “A Foca”, “As Abelhas”, “A Pulga” e a inesquecível “A Casa” estão lá.

A década de 1970 voou. Na parceria com Toquinho, Vinicius retomou o pique, viajou em turnês, se apresentou em universidades Brasil afora e só pôde realizar o projeto infantil já no final da década e da vida.

Em 10 de outubro de 1980, em conjunto com a exibição do especial Vinicius para Crianças, da TV Globo, chega às lojas A Arca de Noé – vol. 1. Com as vozes de pesos-pesados da MPB, como Chico Buarque, Milton Nascimento, Elis Regina, Ney Matogrosso, entre muitos outros, o álbum é sucesso imediato e absoluto. Com as crianças e os adultos. Em 1981, veio o volume 2, com outros grandes nomes e novos poemas musicados.

Hoje, 30 anos depois, A Arca de Noé vai ganhar novas versões, em projeto liderado pela filha de Vinicius, Susana, e pela cantora Adriana Calcanhotto. Imagine Zeca Pagodinho cantando “O Pato”! Fantástico!

Vinicius de Moraes vive também no coração infantil de cada um.

Feliz Dia das Crianças!

Ouça A Arca de Noé – volumes 1:

Fontes:

– itaucultural.org.br

– estadao.com.br

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s