Surgem as batatas chips

Há 160 anos… dia 24 de agosto de 1853.

24ago13

Você, caríssimo leitor do blog, quando vê um post como o de hoje, deve se perguntar: “de onde esse cara tira essas histórias?”

Tudo é possível no fascinante mundo da internet, eu diria!

Com uma pesquisa básica, a gente acha, por exemplo, que no dia 24 de agosto de 1853 surgiram as batatas chips!

As french fries ou batatas fritas já eram famosas e muito apreciadas nos Estados Unidos. A História conta que foi Thomas Jefferson quem trouxe a iguaria para os EUA, por volta de 1800.

Diz que o terceiro presidente da história americana e um dos autores da Declaração da Independência trouxe a receita da França, em 1802, quando era embaixador naquele país. Encantado com a batata, Jefferson anotou a fórmula do chef francês Honore Julien.

Tempos depois, já em meados do século 19, a batata frita era um sucesso e muito pedida em estabelecimentos nos Estados Unidos. Um belo dia, mais precisamente 24 de agosto de 1853, um cliente entrou no restaurante do Moon Lake Lodge, em Saratoga Springs, Nova York, e pediu batatas fritas.

Na cozinha, o funcionário George Crum cortou as batatas propriamente, como palitinhos. Quando o prato chegou à mesa, no entanto, o cliente rejeitou, afirmando que as batatas estavam grossas demais. Crum refez o pedido, novamente reprovado pelo cliente.

De sacanagem, Crum cortou as batatas bem fininhas, como folhas de papel. O tiro saiu pela culatra, porque o mala do cliente acabou adorando as “novas” french fries. Curiosos com o prato, outros clientes pediram a “invenção” de Crum. Nascia assim a batata chip!

O prato se popularizou e passou a aparecer nos cardápios como Saratoga Chips. Anos depois, em 1860, George Crum abriu o seu próprio restaurante, também em Saratoga. Ao se sentarem, os clientes encontravam uma cesta com batatas chips em cada mesa. O restaurante fechou por volta de 1890 e Crum morreu em 1914, aos 92 anos.

William Tappendon, de Cleveland, Ohio, foi o primeiro a comercializar sacos de batatas chips, em 1895. Ele fazia as batatas em sua cozinha e vendia para lojas da vizinhança. Depois, Tappendon até transformou o celeiro perto de sua casa na “primeira fábrica de batatas chips dos EUA”!

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

P.S.: As chips que ilustram esse post são a mais fina iguaria do universo, as batatas do querido Toninho, da Fazenda Santa Cruz, em São Carlos-SP!

Veja Homer Simpson & Batatas Chips no espaço!:

Fontes:

– Wikipedia

– ideafinder.com

Anúncios

Um comentário sobre “Surgem as batatas chips

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s