Morre Babe Ruth

Há 65 anos… dia 16 de agosto de 1948.

16ago13

To say ‘Babe Ruth’ is to say ‘Baseball’.”

Will Harridge, ex-presidente da American League, que é parte da MLB

Se você não entende nada de beisebol (eu!), ainda assim sabe quem foi Babe Ruth.

Para muitos críticos especializados no esporte, ele foi o maior de todos.

A frase de Will Harridge expressa a importância do Bambino para o segundo esporte mais popular nos Estados Unidos.

George Herman Ruth Jr. nasceu em Baltimore, Maryland, em 6 de fevereiro de 1865. Aos sete anos, foi mandado para uma escola de garotos, católica e de educação rígida, onde começa a desenvolver a paixão pelo beisebol, estimulado por um dos monges, o Irmão Matthias.

Sob a batuta de Matthias, George treina incansavelmente e evolui rapidamente, a ponto de ser observado por Jack Dunn, dono do Baltimore Orioles, que fica impressionado com o que vê e oferece um contrato para o garoto, então com 19 anos.

Dunn assume a guarda de George para possibilitar a assinatura do contrato, o que acontece em fevereiro de 1914. Logo, começa a ser chamado pelos outros jogadores de “Jack’s newest babe” (algo como “O protegido de Jack”) e assim nasce o apelido mais famoso da história do esporte americano.

Em pouco tempo, Babe é vendido para o Boston Red Sox, onde vence a World Series por três vezes (1915, 1916 e 1918). Em dezembro de 1919, Babe Ruth vai para o New York Yankees. Começa a história de uma lenda do beisebol.

Pelos Yankees, faz coisas nunca antes vistas dentro de um campo de beisebol. Na temporada de 1920, por exemplo, faz 54 home runs. Em 1927, bate 60 home runs, recorde que permaneceu por 34 anos.

Com Babe, o time se torna imbatível, com quatro títulos da World Series (1923, 1927, 1928 e 1932). Ele arrasta multidões para os jogos e atrai cada vez mais fãs para o beisebol.

Deixa o time de Nova York em 1934 e disputa uma última temporada no Boston Braves, em 1935, quando acumula nada mais nada menos que 56 recordes dentro da MLB, como a impressionante marca de 714 homeruns, superada somente em 1974, por Hank Aaron.

Um ano depois, é um dos cinco primeiros eleitos no recém-inaugurado Baseball Hall of Fame. Em 13 junho de 1948, na última aparição de Babe Ruth no hoje velho Yankee Stadium, o time aposenta a camisa #3. A foto deste post, de Nat Fein, que registra aquele dia , acabou levando Prêmio Pulitzer de Fotografia.

Morre pouco tempo depois, no dia 16 de agosto de 1948, vítima de um câncer. Mais de 100 mil pessoas prestaram homenagem a Babe Ruth ao longo de dois dias de velório no Yankee Stadium.

Entre centenas de referências a Babe Ruth, a mais conhecida, a barra de chocolate Baby Ruth, curiosamente não nasceu relacionada ao maior jogador de beisebol.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Veja um engraçado curta-metragem com Babe Ruth:

Fontes:

Site oficial de Babe Ruth

Wikipedia

Anúncios

2 comentários sobre “Morre Babe Ruth

  1. Um adendo a efemeride de hoje.
    Após a venda o red sox ficou décadas sem ganhar uma world series (a desproporção de yankees x resto eh BIZARRA by the way…)
    O episodio eh conhecido como curse of the bambino.
    Como um bom amante do esporte que és, recomendo o documentário 4 days in october, do 30 for 30 da ESPN, quando a maldição foi quebrada de forma espetacular!

    http://en.wikipedia.org/wiki/Curse_of_the_Bambino
    http://www.baseballhistorian.com/html/babe_curse.htm

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.