Há 1 ano… dia 5 de agosto de 2012.
Eu tive de mostrar ao mundo que sou o maior”
Na boca de qualquer outro atleta de ponta, a frase soaria arrogante e pretensiosa.
Não na de Usain St. Leo Bolt, simplesmente Usain Bolt, o Raio, o maior velocista que o mundo já viu.
Essa e outras frases soam naturais, porque Bolt torna tudo natural.
Principalmente, vencer.
No dia 5 de agosto de 2012, ele igualou o americano Carl Lewis. Conquistou o biolímpico nos 100m rasos em Londres e, de quebra, ainda melhorou o recorde da mais rápida prova do atletismo, de 9s69, em Pequim-2008, para 9s63, em Londres-2012. Lewis levou dois ouros, nas Olimpíadas de Los Angeles-1984 e Seul-1988 (depois do doping do canadense Ben Johnson).
Bolt mostrou ao mundo que era o maior em momento de pressão sobre ele. O compatriota Johan Blake começava a fazer sombra ao Raio. Em 2011, Blake venceu os 100m no Mundial de Daegu (Coreia do Sul), prova na qual Bolt foi desclassificado por queimar a largada. Além disso, o jovem de 23 anos superara Bolt em algumas seletivas para a Olimpíada de Londres.
Na capital inglesa, Bolt exterminou teorias, superou desconfianças e virou lenda. Blake? Bem, ele conquistou a prata, com 9s75, seguido do americano Justin Gatlin, com 9s79. O jovem velocista deve ser o sucessor de Bolt na hegemonia jamaicana dos 100m rasos. Mas, dificilmente sucederá o mito Bolt.
Usain Bolt é único.
Como disse André Kfouri em coluna do LANCE!, em 12 de agosto de 2012: “Antes de Usain Bolt, acompanhávamos as provas mais curtas para ver atletas em velocidade máxima, e conhecer o vencedor. Hoje assistimos por causa dele, para ver o que fará no metro final. Bolt transcende o gosto pelo atletismo, as preferências por bandeiras e atletas. É garantia de audiência no horário nobre. Não há ninguém como ele.”
Ah, ele ainda venceu os 200m e o revezamento 4x100m com a Jamaica em Londres, repetindo as conquistas de Pequim-2008.
Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.
O bi de Usain Bolt nos 100m rasos, na Olimpíada de Londres-2012:
Fontes:
Bolt!