“Yellow Submarine”, o desenho, é lançado em Londres

Há 45 anos… dia 17 de julho de 1968.

17jul13

Quando era criança e meus pais saíam de noite, a bagunça era assistir a algum filme. Os cinco filhos juntos, no quarto dos pais. “A Noviça Rebelde”, “Um Convidado Bem Trapalhão” – “The Party”, em inglês, um clássico cult, com um Peter Sellers hilário! -, “O Mágico de Oz” ou…  “Yellow Submarine”!

Cresci com essas fitas e o desenho dos Beatles tinha magia especial. Um desenho com a música dos Beatles! O que pode ser melhor para uma criança? O que pode ser melhor para um adulto?

“Yellow Submarine” inaugurou a era da animação para adultos. Mais do que isso, transformou desenho em arte.

Em ótimo artigo publicado no Guardian em 2012, Josh Weinstein, ex-produtor dos Simpsons, hoje co-produtor executivo do Futurama, afirma, entre outras coisas, que “Yellow Submarine” é o marco zero da animação moderna.

“Sem Yellow Submarine, não existiriam Os Simpsons, Futurama, South Park, Toy Story ou Shrek. Nenhuma animação que nos permita rir de nós mesmos enquanto somos entretidos”, diz Weinstein. (Não deixe de ler o artigo aqui!).

Ele está certo. Criança ou adulto, o desenho te envolve do início ao fim. Pela história, pelos personagens, pelas músicas, por tudo.

Criança, adorava as barbas dos Beatles crescendo em “When I’m Sixty-Four”. E ria com o simpático Jeremy Hillary Boob, o Nowhere Man.

Adulto, me emociono com a solidão do Father Mackenzie em “Eleanor Rigby”. E choro com os quatro caminhando e cantando “Nowhere Man”, talvez a minha música favorita dos Beatles (“Making all his nowhere plans for nobody…”).

Em 17 de julho de 1968, os Beatles lançavam “Yellow Submarine”, em première no London Pavillion, em Londres. Até Keith Richards esteve lá pra conferir! (Veja aqui vídeo com imagens do lançamento).

Depois de “Yellow Submarine”, a animação nunca foi a mesma.

Pra terminar esse, digamos, “post-família”, você sabia que foi pelo desenho que Sean Lennon descobriu que seu pai era um Beatle?

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Veja o trailer oficial de “Yellow Submarine”:

Fontes:

Wikipedia

IMDb

Anúncios

2 comentários sobre ““Yellow Submarine”, o desenho, é lançado em Londres

  1. E meu filho Tiago, de 2 anos, já gosta do desenho. Curiosamente, a música preferida dele é a lisérgica “Only a Northern Song…

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s