“Batman – O Cavaleiro das Trevas” estreia no Brasil

Há 5 anos… dia 18 de julho de 2008.

18jul13

Why so serious?”

A frase, a exemplo de tantas outras do cinema (“Luke, I am your father” ou “E.T. phone home!”), entrou para a história.

O Coringa de “O Cavaleiro das Trevas” está, também, entre os maiores vilões da história da sétima arte. Talvez, o maior de todos. Louco, perturbado, psicopata, e, ao mesmo tempo, engraçado, irônico, inteligente.

Infelizmente, Heath Ledger não pôde sentir todo o merecido reconhecimento por conta de sua brilhante interpretação. Em 22 de janeiro de 2008, seis meses antes do lançamento do filme, foi encontrado morto em seu apartamento, em Nova York. Tinha 28 anos e morreu por overdose acidental de remédios.

Em 2009, Ledger foi premiado com o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, uma homenagem póstuma da Academia ao seu inesquecível trabalho em “Batman”.

Segundo filme da trilogia dirigida por Christopher Nolan, “Batman – O Cavaleiro das Trevas” foi lançado em vários países no dia 18 de julho de 2008. O longa traz Batman disposto a acabar com o crime organizado de Gotham City, com a ajuda do comissário Jim Gordon e de Harvey Dent, novo promotor da cidade. O homem-morcego não contava com a insanidade e a esperteza do Coringa, o vilão que quer ver o circo pegar fogo, literalmente.

A impressionante interpretação de Heath Ledger foi inspirada, segundo o próprio, no psicopata juvenil Alex (Malcolm McDowell), de “Laranja Mecânica”. Ledger recebeu total liberdade de Nolan para criar o novo Coringa.

O ator australiano ficou um mês trancado em um hotel, em Londres, e mergulhou de corpo e alma no personagem. Segundo o pai, Kim Ledger,  ir fundo no estudo do personagem era típico de Heath.

Em documentário alemão chamado “Jovem Demais Para Morrer”, que será lançado em breve, o pai mostra um diário de anotações de Heath, na época da preparação do Coringa. (Veja trecho aqui).

Depois de “O Cavaleiro das Trevas”, a série de três filmes se fecha com “The Dark Knight Rises”, de 2012.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Veja o trailer oficial de “Batman – O Cavaleiro das Trevas”:

Fontes:

Wikipedia

Site oficial de “Batman – O Cavaleiro das Trevas”

F5 – Folha de S. Paulo

IMDb

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s