Os primeiros shows d’Os Paralamas do Sucesso

Há 35 anos… dia 30 de novembro de 1982.

(Data lembrada pelo ótimo perfil “Efemerides do Rock Brasileiro” do Instagram!)

Há 35 anos, Herbert Vianna, Bi Ribeiro e João Barone realizaram aqueles que são considerados os dois primeiros shows da banda, em 30 de novembro e 1º de dezembro de 1982.

Depois de idas e vindas, o hiato por causa do vestibular, o retorno em 1981 e a entrada de Barone na vaga de Vital (ele mesmo, o da moto), nasceu o power trio em sua formação clássica e definitiva.

Conta o site oficial:

Na verdade, este site já comentou vários e vários momentos dos Paralamas no Rio de Janeiro. Os ensaios na casa da Vovó Ondina, as várias passagens pelo Circo Voador, a óbvia lembrança das apresentações no primeiro Rock in Rio, em 1985… mas houve dois shows marcantes, nos primórdios, quando a banda ainda engatinhava. Este(s) marco(s) tiveram data: 30 de novembro e 1º de dezembro de 1982. São considerados os primeiros shows oficiais da formação consolidada em Herbert Vianna, Bi Ribeiro e João Barone (embora já tivessem havido apresentações em 9 de setembro e 21 de outubro de 1982).

 

Os Paralamas fizeram os dois shows no Western Club, localizado no bairro do Humaitá, dos raros bares da época que já abriam espaço para a nascente geração de bandas de rock. Numa nota em que eram anunciados os shows pela cidade naquelas noites, o Jornal do Brasil de 30 de novembro noticiava: “Terça e quarta, no animado Western, às 21h30, estreia do jovem grupo de new wave intitulado Paralamas do Sucesso. Meio estranho o título, buzina não seria melhor?”. No repertório, um tanto de covers (The Who, Bob Marley, Police), outro tanto de canções gozadoras da pré-história da banda (“Pinguins”, “Rodei de novo”, “Vital e sua moto”, “Vovó Ondina é gente fina”, “Cínica” – nesta última, parceria obscuríssima com os amigos do Kid Abelha & Os Abóboras Selvagens, surpresa: Bi Ribeiro cantava, com a alcunha de “Cauby Ribeiro”).

 

Na bilheteria, conta-se que estiveram coletando o dinheiro dos espectadores o antropólogo Hermano Vianna, irmão de Herbert, e o hoje jornalista Tom Leão. Final feliz: deu certo, a casa lotou nas duas noites, e o dinheiro daqueles shows no Western ajudou a pagar o aluguel do estúdio Retoque, em Botafogo, para os Paralamas gravarem a primeira fita demo da banda.

O resto, como dizem, é história – ou melhor, História!

E fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Notinha no Jornal do Brasil

“Vital e sua Moto”:

Fontes e +MAIS:

– osparalamas.uol.com.br(1)

– osparalamas.uol.com.br(2)

– instagram.com

– Wikipédia

– jb.com.br

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s