Há 35 anos… dia 30 de novembro de 1982.
(Data lembrada pelo ótimo perfil “Efemerides do Rock Brasileiro” do Instagram!)
Há 35 anos, Herbert Vianna, Bi Ribeiro e João Barone realizaram aqueles que são considerados os dois primeiros shows da banda, em 30 de novembro e 1º de dezembro de 1982.
Depois de idas e vindas, o hiato por causa do vestibular, o retorno em 1981 e a entrada de Barone na vaga de Vital (ele mesmo, o da moto), nasceu o power trio em sua formação clássica e definitiva.
Conta o site oficial:
Na verdade, este site já comentou vários e vários momentos dos Paralamas no Rio de Janeiro. Os ensaios na casa da Vovó Ondina, as várias passagens pelo Circo Voador, a óbvia lembrança das apresentações no primeiro Rock in Rio, em 1985… mas houve dois shows marcantes, nos primórdios, quando a banda ainda engatinhava. Este(s) marco(s) tiveram data: 30 de novembro e 1º de dezembro de 1982. São considerados os primeiros shows oficiais da formação consolidada em Herbert Vianna, Bi Ribeiro e João Barone (embora já tivessem havido apresentações em 9 de setembro e 21 de outubro de 1982).
Os Paralamas fizeram os dois shows no Western Club, localizado no bairro do Humaitá, dos raros bares da época que já abriam espaço para a nascente geração de bandas de rock. Numa nota em que eram anunciados os shows pela cidade naquelas noites, o Jornal do Brasil de 30 de novembro noticiava: “Terça e quarta, no animado Western, às 21h30, estreia do jovem grupo de new wave intitulado Paralamas do Sucesso. Meio estranho o título, buzina não seria melhor?”. No repertório, um tanto de covers (The Who, Bob Marley, Police), outro tanto de canções gozadoras da pré-história da banda (“Pinguins”, “Rodei de novo”, “Vital e sua moto”, “Vovó Ondina é gente fina”, “Cínica” – nesta última, parceria obscuríssima com os amigos do Kid Abelha & Os Abóboras Selvagens, surpresa: Bi Ribeiro cantava, com a alcunha de “Cauby Ribeiro”).
Na bilheteria, conta-se que estiveram coletando o dinheiro dos espectadores o antropólogo Hermano Vianna, irmão de Herbert, e o hoje jornalista Tom Leão. Final feliz: deu certo, a casa lotou nas duas noites, e o dinheiro daqueles shows no Western ajudou a pagar o aluguel do estúdio Retoque, em Botafogo, para os Paralamas gravarem a primeira fita demo da banda.
O resto, como dizem, é história – ou melhor, História!
E fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.
Notinha no Jornal do Brasil
“Vital e sua Moto”:
Fontes e +MAIS: