CIA começa a operar nos Estados Unidos

Há 70 anos… dia 18 de setembro de 1947.

Central Intelligence Agency, a famosa CIA. Em português, Agência Central de Inteligência.

Setenta anos atrás, o órgão nascido no meio da Guerra Fria começava a operar dentro dos Estados Unidos de Harry Truman. O então presidente americano imaginava a Agência como um polo interno de comunicação, a informar o chefe do executivo sobre os acontecimentos geopolíticos ao redor do planeta.

Já no início, a CIA progrediu para algo como conhecemos hoje. Um braço fortíssimo do Estado americano, com grande autonomia para realizar operações e manobras por vezes duvidosas do ponto de vista ético e moral.

Talvez a própria origem jogue luz acerca do DNA meio clandestino e oculto da Agência. Ela é uma “filha” da OSS, o Escritório de Serviços Estratégicos (Office of Strategic Services), órgão nascido para auxiliar EUA e Aliados na luta contra o Nazi fascismo na Segunda Guerra Mundial.

Findo o conflito, as peças logo se reorganizaram no tabuleiro geopolítico e o mundo se dividiu em dois blocos: capitalismo X comunismo. E, se os soviéticos já estavam acostumados com o jogo de espionagem, os americanos necessitavam de algo para igualar a disputa.

Após debates que envolveram o executivo, muitos líderes militares e boa parte da opinião pública, nasceu a CIA. Dois meses após a assinatura de Truman, em julho, o National Security Act começou efetivamente a valer.

Sete anos mais tarde, a União Soviética deu a resposta com a criação da “irmã russa da CIA”, a KGB, na tradução, algo como Comitê de Segurança do Estado.

Mais essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Documentário “CIA – 50 Years of Spying”, do History Channel:

Fontes e +MAIS:

– cia.gov

– Wikipedia

– Wikipédia

– trumanlibrary.org

– mundoestranho.abril.com.br

Anúncios

Um comentário sobre “CIA começa a operar nos Estados Unidos

  1. Podem falar o que for dos Estados Unidos, mas se o Brasil tivesse 1/3 da organização, galhardia e patriotismo que os americanos tem seríamos um país de primeiro mundo. EUA, o maior colosso pós-romanos.

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.