Há 15 anos… dia 14 de agosto de 2002.
Durness, pequeno vilarejo encravado nas famosas Highlands da Escócia. Segundo o censo de 2011, uma cidadezinha com menos de 400 habitantes!
Um minúsculo ponto ao Norte do planeta, um gigante baú de memórias no coração de John Lennon. Um lugar para se lembrar.
Foi lá, na diminuta vila às margens do Mar do Norte, que o garoto de Liverpool passou férias inesquecíveis, entre os 9 e os 15 anos. Verões na casa da Tia Mater e do primo Stanley, na Baía de Sango, pertinho do Lago Meadie.
Um lugar pra retornar, como ele faria em 1969, acompanhado de Yoko, Julian e Kyoko.
Um lugar que não se esqueceria dele.
Há 15 anos, Durness prestou homenagem a seu mais ilustre visitante com um singelo memorial. Um pequeno jardim com pedras esculpidas pelo artista local Neill Fuller. Nas rochas, o nome de John e trechos da letra de “In My Life”, segundo os locais, composta em lembrança à vila.
Simples e despretensioso.
“John ficaria entusiasmado com este tributo e sei que isso significaria mais para ele do que qualquer estátua em um hotel ou em algum lugar extravagante em Liverpool. Ele realmente adorava Durness e adoraria a homenagem”, comentou o primo Stanley à reportagem da BBC, na época da inauguração do memorial.
Uma década e meia depois de aberto, o John Lennon Memorial Garden é ponto turístico quase obrigatório para quem vai até as Highlands da Escócia.
E também não é o único fora da terra natal dele, como mostra o site weburbanist.com.
Você sabia que tem um Parque John Lennon em Havana? Pois é!
Mas as histórias sobre essa e outras homenagens a John ficam pra outro dia… Porque todo dia é histórico.
Reportagem sobre a relação de John Lennon e Durness:
Fontes e +MAIS: