Telégrafo elétrico é usado pela primeira vez

Há 180 anos… dia 25 de julho de 1837.

O artefato que você vê aí na foto é o telégrafo elétrico. Não o modelo de Samuel Morse, futuramente mais bem-sucedido, mas dos ingleses William Fothergill Cooke e Charles Wheatstone.

Dois meses depois de patentear a invenção, em maio de 1837, a dupla a colocou em funcionamento, como conta texto do Telegraph:

“Em 25 de julho de 1837, William Fothergill Cooke, um inventor inglês, e Charles Wheatstone, um cientista inglês, fizeram a primeira comunicação telegráfica elétrica entre as estações de Camden Town – onde Cooke estava, juntamente com Robert Stephenson, o engenheiro – e de Euston, onde Wheatstone estava situado.”

Ainda segundo a matéria do jornal britânico, o principal objetivo dos dois era atrair a atenção dos mandachuvas das companhias ferroviárias da Inglaterra, mais especificamente da London e da Birmingham Railway, e melhorar o sistema de segurança nas vias sobre trilhos do país.

“De fato, o impacto da demonstração foi muito mais amplo do que isso – Cooke e Wheatstone passaram a se tornar os pais fundadores da The Electric Telegraph Company, da qual a BT hoje é descendente direta. Eles também foram pioneiros na estreita relação entre redes ferroviárias e telegráficas”, completa o impresso.

A invenção tornaria Cooke e Wheatstone os precursores na tecnologia e consolidaria o telégrafo como instrumento confiável de comunicação.

Em setembro daquele ano, Morse solicitaria a patente de seu telégrafo elétrico nos Estados Unidos.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Como funcionava o telégrafo elétrico:

Fontes e +MAIS:

– Wikipedia

– telegraph.co.uk

– explicatorium.com

– ahistoriadacomunicacao.wordpress.com

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s