Há 180 anos… dia 25 de julho de 1837.
O artefato que você vê aí na foto é o telégrafo elétrico. Não o modelo de Samuel Morse, futuramente mais bem-sucedido, mas dos ingleses William Fothergill Cooke e Charles Wheatstone.
Dois meses depois de patentear a invenção, em maio de 1837, a dupla a colocou em funcionamento, como conta texto do Telegraph:
“Em 25 de julho de 1837, William Fothergill Cooke, um inventor inglês, e Charles Wheatstone, um cientista inglês, fizeram a primeira comunicação telegráfica elétrica entre as estações de Camden Town – onde Cooke estava, juntamente com Robert Stephenson, o engenheiro – e de Euston, onde Wheatstone estava situado.”
Ainda segundo a matéria do jornal britânico, o principal objetivo dos dois era atrair a atenção dos mandachuvas das companhias ferroviárias da Inglaterra, mais especificamente da London e da Birmingham Railway, e melhorar o sistema de segurança nas vias sobre trilhos do país.
“De fato, o impacto da demonstração foi muito mais amplo do que isso – Cooke e Wheatstone passaram a se tornar os pais fundadores da The Electric Telegraph Company, da qual a BT hoje é descendente direta. Eles também foram pioneiros na estreita relação entre redes ferroviárias e telegráficas”, completa o impresso.
A invenção tornaria Cooke e Wheatstone os precursores na tecnologia e consolidaria o telégrafo como instrumento confiável de comunicação.
Em setembro daquele ano, Morse solicitaria a patente de seu telégrafo elétrico nos Estados Unidos.
Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.
Como funcionava o telégrafo elétrico:
Fontes e +MAIS: