“Penny Lane”

“Muitos de nossos anos formativos foram passados andando por esses lugares. Penny Lane era o ponto que eu tinha de mudar de ônibus para ir da minha casa para a de John e para a de muitos dos meus amigos. Era um grande terminal de ônibus que todos conhecíamos muito bem”, relembra Paul, em Anthology.

É a memória solar da infância, em modo bem McCartney de se expressar.

“Este é Paul, compondo ao piano da sala de música de sua nova casa, usando o mesmo tema de lembranças de infância, mas tratando-as de modo aberto, direto, atrevido, alegre, esperto – na verdade muito como o próprio Paul. Nada de preocupações aqui – suas recordações são felizes: céus azuis suburbanos, belas imagens, pessoas simpáticas”, escreve Hunter Davies, no livro de letras.

Tudo isso e mais o comando dentro do estúdio (vocais, baixo, outros instrumentos e pitacos no arranjo) nos levam à óbvia e lógica conclusão de que “Penny Lane” é 100% Paul. Bem, digamos que é 90%.

John teve sua contribuição. Sobras de estrofes da linda “In My Life”, justamente as que mencionam locais da Liverpool afetiva da época de criança da dupla, acabaram na composição de Macca.

Quase tudo que está na letra é – ou era – real, ou seja, aqueles lugares existiam, mesmo.

“Os lugares mencionados em Penny Lane são em geral verdadeiros – havia um barbeiro, um posto de bombeiros, uma rotatória -, mas os pequenos acréscimos, como a ampulheta do bombeiro, parecem mais surreais”, explica Davies.

A engenhosa melodia tem belíssimo arranjo de George Martin, que, inclusive, foi o responsável por traduzir a David Mason o que Paul queria com o solo de trompete. A ótima performance faria o trompetista ser chamado para outras sessões e canções, como “A Day in the Life”, “Magical Mystery Tour” e “All You Need Is Love”.

Antes de terminar, tem o clipe, que mostra o quarteto andando por ruas a pé e, depois, a cavalos, terminando o “passeio” dentro de um parque. Diferente da letra, porém, não se passa em Liverpool, e, sim, Londres.

Amanhã é dia de “Strawberry Fields Forever”.

Até!

Dica! → Clica em cima do selo para ver todos os posts do especial Sgt. Pepper’s 50!

“Penny Lane”:

Fontes e +MAIS:

– Wikipedia

– Wikipédia

– songfacts.com

– beatlesbible.com

– thebeatles.com

– ultimateclassicrock.com

– As letras dos Beatles – A história por trás das canções, de Hunter Davies

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s