Van Morrison grava “Brown Eyed Girl”

Há 50 anos… dia 28 de março de 1967.

Após a saída do Them, em meados de 1966, George Ivan Morrison estava à procura de nova estrada. Voltou para sua Belfast em busca de uma gravadora. Mal sabia que o futuro estaria em um telefonema vindo do outro lado do Atlântico…

Bert Berns, que tinha produzido muita coisa da ex-banda, ligou e perguntou se ele queria gravar um disco pela Bang Records. Sem pensar, o Cowboy de Belfast assinou contrato às pressas – fato que lhe traria futuras dores de cabeça e acaloradas discussões com Berns – e se mandou para Nova York.

Em dois dias de sessões no A & R Studios, Van Morrison gravou oito canções, a serem lançadas em quatro compactos e também no futuro primeiro disco.

Do 22º take do primeiro dia, 28 de março de 1967, nasceu “Brown Eyed Girl”. Possivelmente, o maior hit da longa carreira dele. Certamente, a sua canção de assinatura.

Um clássico imortal do rock, induzido ao Hall of Fame do Grammy, listado entre as “500 Músicas que Moldaram o Rock and Roll”, do Rock and Roll Hall of Fame, e colocado no 109º lugar dentre as “500 Maiores Músicas de Todos os Tempos”, da Rolling Stone.

Melodia magnética, marcada pelas sensuais linhas de baixo de Russ Savakus, que manda um surpreendente solo na ponte harmônica da canção, pelas guitarras meio havaianas, pelos backing vocals das Sweet Inspirations e, claro, pelos vocais rasgados de Morrison, em especial no singular “Sha la la la la la la la la la la te da, la te da” do refrão. Sonzaço.

Lançado em junho, “Brown Eyed Girl” – que era pra ser “Brown Skinned Girl” (leia mais nos links abaixo!) – alcançou o décimo lugar do Billboard Hot 100.

A música abre a estreia solo de Van Morrison, Blowin’ Your Mind!, que chegaria às lojas em setembro de 1967.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

“Brown Eyed Girl”:

Fontes e +MAIS:

– Wikipedia

– songfacts.com

– belfasttelegraph.co.uk

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s