Albert Berry é o primeiro a saltar de paraquedas de um avião

Há 105 anos… dia 1º de março de 1912.

Albert Berry é o primeiro a saltar de paraquedas de um avião

Menos de um mês depois de Rodman Law pular do topo da Estátua da Liberdade – leia nos posts relacionados, abaixo -, Albert Berry se tornou o primeiro homem a realizar algo corriqueiro nos dias de hoje: um bem-sucedido salto de paraquedas a partir de um avião.

Primeiro?

A Wikipedia em inglês e outros sites mencionam a controvérsia sobre o real pioneiro (leia mais nos links abaixo). Tudo indica, porém, que o desbravador da prática foi mesmo o capitão do exército americano Albert Berry.

No dia 1º de março de 1912, o filho de um conhecido balconista saltou de uma altura de exatos 457 metros do solo para aterrissar com segurança em Jefferson Barracks, ao sul de St. Louis, no estado do Missouri.

Bem, na verdade, o pouso não foi tão suave. O salto, idem!

Acoplado em um cone de metal à frente do biplano pilotado por Tony Jannus, o paraquedas demorou para abrir. Foram precisamente 152 metros com o equipamento fechado! Imagine o desespero de Berry…

A chegada em terra firme também não foi lá essas coisas. Um tanto despreparado, o saltador não mediu o impacto com a devida cautela. A aterragem se deu de maneira um pouco brusca.

“Nunca mais! Acredito que virei umas cinco piruetas no meu caminho para baixo… Meu percurso para baixo… foi como uma flecha louca. Eu não estava preparado para a sensação violenta que senti quando me afastei do avião”, teria dito Berry aos repórteres presentes em Jefferson Barracks.

Nove dias depois e lá estava ele saltando novamente!

Um ano e alguns meses após aquele feito em St. Louis, Georgia Broadwick entraria para a História como a primeira mulher a realizar salto de paraquedas de um avião.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Imagens do salto aqui!

Fontes e +MAIS:

– Wikipedia

– airspacemag.com

– stlmag.com

– stltoday.com

– infoplease.com

– parachutistonline.com

– fox2now.com

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s