The Turtles lançam “Happy Together”

Há 50 anos… dia 14 de fevereiro de 1967.

The Turtles lançam “Happy Together”

Também conhecida como The Tyrtles, a banda californiana nasceu em 1965, na onda de sucesso dos grupos de surf-rock da costa Oeste dos Estados Unidos. Já no primeiro ano, emplacaram o primeiro sucesso, um cover de “It Ain’t Me Babe”, de Bob Dylan, que figurou no top 10 da Billboard no verão.

Vieram outros êxitos comerciais, como “Let Me Be” e “You Baby”, e uma sequência de fiascos, que até causaram mudanças de integrantes. O grande salto chegaria com uma canção rejeitada por metade do showbiz da época.

Ninguém queria a composição de Alan Gordon e Garry Bonner. Em baixa, à procura dos holofotes de tempos recentes, os Turtles resolveram abraçar “Happy Together”, uma música de conflito amoroso, ao contrário do que o título sugere (leia mais nos links abaixo).

A grande sacada da pegajosa melodia é o arranjo de Chip Douglas, que também faz o marcante baixo e auxilia no coro de backing vocals. Uma orquestra dá peso sonoro ao ritmado e bem estruturado rock. Os sons da dupla de teclados encorpam ainda mais a música e até nos faz lembrar, no fundo, os Beach Boys e Brian Wilson.

“Happy Together” desbancaria nada mais nada menos que “Penny Lane” no topo da Billboard, em que ficaria por gloriosas três semanas. Na Inglaterra, o single atingiria o 12º lugar.

Os competentes arranjos colocariam Chip Douglas em evidência. Logo em seguida ao sucesso do compacto, ele seria convidado por Michael Nesmith para assumir a produção musical dos Monkees. Sua missão inicial foi liderar o grupo na realização de Headquarters, o primeiro disco no qual todos integrantes tocaram instrumentos, de fato.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Em tempo: “Happy Together” se tornou parte do inconsciente coletivo ocidental, por sua frequente aparição em séries, filmes e comerciais. O éfemello lembra dela em Anos Incríveis! Que, aliás, faz 30 anos em 2018… Mas essa história…

“Happy Together”:

Fontes e +MAIS:

– Wikipedia

– Wikipédia

– songfacts.com

– whosampled.com

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s