HMHS Britannic afunda no Mar Egeu

Há 100 anos… dia 21 de novembro de 1916.

HMHS Britannic afunda no Mar Egeu

“Eram 8h35min da manhã de 21 de novembro de 1916. O portentoso navio de quatro turbinas, construído para ser ainda maior e mais seguro do que o ‘infundável’ Titanic, sua malfadada irmã, estava sucumbindo rápido. Bartlett sabia que o navio estava fadado, mas nesta manhã terrivelmente calma, à medida que viajava para recolher tropas feridas na campanha dos Bálcãs da Primeira Guerra Mundial, nem ele nem qualquer membro de sua tripulação poderia ter imaginado a velocidade com que o navio iria abaixo. 

A explosão ocorreu às 8h12min, provocando um enorme tremor pela gigantesca embarcação, danificando sua proa à medida que passava pela ilha grega de Kea. Cinquenta e cinco minutos depois, o ‘navio maravilha’ de 269 metros (883 pés) estava deitado de lado, de estibordo, no fundo do mar. 

Lá, o Britannic, lançado em fevereiro de 1914 de Belfast e, no ano seguinte, usado como navio hospitalar de guerra pela primeira vez, ficaria a uma profundidade de 122 metros, intocado e esquecido, até ser descoberto pelo explorador Jacques Cousteau, em 1975”.

O trecho da matéria do Guardian resume o que se passou um século atrás, no Mar Egeu, próximo à ilha de Kea, na Grécia.

O dia em que HMHS Britannic, “irmã” do famigerado RMS Titanic, sucumbiu.

Uma trágica ironia. Após cinco viagens bem-sucedidas de resgate aos soldados feridos durante a Primeira Guerra Mundial, o Britannic “pereceu” por causa de uma mina submarina.

Ao fim e ao cabo, 30 pessoas morreram e mais de 1000 foram salvas após o naufrágio do maior navio da primeira grande guerra.

Sessenta anos depois, o explorador francês Jacques Costeau encontraria HMHS Britannic no fundo do mar, e hoje, após mais 40 anos, existe a ideia de transformar o navio em museu submarino.

Mas essa(s) história(s) fica(m) pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Documentário sobre a tragédia do Britannic:

Fontes e +MAIS:

– Wikipedia

– Wikipédia

– pbs.org

– mirror.co.uk

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s