Há 40 anos… dia 31 de outubro de 1976.
Na foto acima, a famosa Jungle Room, na igualmente famosa Graceland, a mansão em Memphis, Tennessee, hoje um museu em homenagem ao dono do pedaço (sim, ele continua mandando, tenha certeza!).
The Jungle Room – que só recebeu esse nome posteriormente – foi o lugar escolhido por Elvis Presley para registrar as últimas gravações de sua vida.
Cansado dos estúdios e já mergulhado na (triste) espiral de reclusão e depressão, resolveu montar um em casa para gravar e tirar um som.
Em fevereiro, fez os primeiros registros.
E, precisamente quatro décadas atrás, The King realizou o derradeiro.
“Ele Terá de Ir”.
Na tradução livre para o português, o sugestivo título da última canção gravada por ele. Pois é.
Em 31 de outubro de 1976, Elvis fez os overdubs dos vocais de “He’ll Have to Go”, country de Joe e Audrey Allison, gravado em 1959 por Jim Reeves e um sucesso absoluto no início da década seguinte.
Pelos registros históricos, o anfitrião teve a companhia de músicos companheiros das últimas turnês nas sessões da Jungle Room. Gente como James Burton (guitarra), Ronnie Tutt (bateria), David Briggs (teclados), Glenn D. Hardin (teclados), Jerry Scheff (baixo), Norbert Putnam (baixo) e J.D. Sumner & the Stamps (vocais).
Testemunhas dos capítulos finais do Rei do Rock.
Recentemente, foi lançado o álbum Way Down in the Jungle Room, compilação das gravações na Graceland naquele ano de 1976.
É uma antecipação da homenagem aos 40 anos da partida de Elvis, no dia 16 de agosto de 1977.
Mas essa história talvez fique pra outro dia… Porque, como todos sabem, Elvis não morreu!
“He’ll Have to Go”:
Fontes e +MAIS: