Acidente aéreo mata 154 pessoas no Pará

Há 10 anos… dia 29 de setembro de 2006.

Acidente aéreo mata 154 pessoas no Pará

“Antes do desaparecimento do Boeing 737-800 da Gol no Pará, o pior acidente aéreo da história do Brasil tinha ocorrido no Ceará, em 8 de junho de 1982. Um Boeing 727 da Vasp bateu contra uma colina, pouco antes da aterrissagem em Fortaleza; 137 pessoas morreram. Dez anos atrás, no dia 31 de outubro de 1996, um Fokker 100 da TAM caiu na Vila Santa Catarina, zona sul de São Paulo, poucos minutos após levantar voo do Aeroporto de Congonhas com destino ao Rio de Janeiro; 99 pessoas morreram.”O Estado de S. Paulo.

Na capa do Estadão de 30 de setembro de 2006, um pequeno texto relembrava os piores acidentes aéreos no Brasil. Infelizmente, esse triste ranking ganhou um novo líder.

Era o fim da tarde de 29 de setembro quando um Boeing da Gol se chocou com um jato executivo Legacy, caindo em Peixoto de Azevedo, no Norte de Cuiabá, no Mato Grosso. Na queda, 154 pessoas morreram, entre tripulantes e passageiros. Danificado, o Legacy conseguiu pousar na Serra do Cachimbo, no Pará, e as sete pessoas a bordo escaparam do pior.

O Boeing da Gol realizava a rota Manaus-Brasília e tinha o Rio de Janeiro como ponto final, enquanto que o Legacy da empresa Excel Air seguia para os Estados Unidos.

Menos de um ano depois do acidente, o Brasil viveu sua mais terrível tragédia aérea, dessa vez em plena São Paulo, em um dos aeroportos mais movimentados do País, o de Congonhas. Foram 199 mortes.

Mas essa (triste) história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

P.S.: Nos links abaixo, mais sobre o acidente. No vídeo, documentário sobre a ação de resgate da Força Aérea Brasileira (FAB). Leia e assista!

Documentário “VOO 1907 – 10 anos depois”:

Fontes e +MAIS:

– Wikipédia

– Acervo Estadão

– Acervo Folha

– acervo.oglobo.globo.com

– seuhistory.com

– g1.globo.com

– noticias.terra.com.br

– brasil.gov.br

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s