O encontro de Zico e Maradona no Maracanã

Há 35 anos… dia 15 de setembro de 1981.

O encontro de Zico e Maradona no Maracanã

Imagine você assistir o fantástico encontro entre os dois atuais maiores craques do futebol mundial, e no Maracanã!?

Melhor ainda: ambos atuando por times de seus respectivos países.

Foi isso que aconteceu em 15 de setembro de 1981, quando o Maior do Mundo recebeu o duelo de dois gênios: Zico e Maradona.

Flamengo e Boca Juniors abriram uma brecha em seus já lotados calendários para a realização de um amistoso no estádio Mário Filho.

O Mengão estava jogando o Campeonato Carioca – ou Estadual do Rio, como queiram -, mas com a cabeça e o coração na fase final da Copa Libertadores, que começaria em outubro.

Os Xeneizes tinham acabado de conquistar o Torneio Metropolitano do Campeonato Argentino e já iniciavam a disputa do Torneio Nacional.

Zico e Maradona foram poupados em partidas anteriores justamente para a grande noite no Maracanã. O jogo teve transmissão ao vivo pela TV, o que não impediu a presença de um grande público: quase 65 mil pessoas.

O confronto também marcou a despedida de Paulo César Carpegiani dos gramados. À essa altura, Carpegiani já era o técnico do Fla, futuro campeão da América e do Mundo.

Quando a bola rolou, o “Camisa 10 da Gávea” levou a melhor sobre o Pibe do Boca. Zico anotou os dois da vitória rubro-negra, ambos no 2º tempo, enquanto Maradona, muito bem marcado por Andrade, teve somente uma chance, no final do 1º tempo, defendida por Raul.

O show de “El Pibe” aconteceu mesmo depois do jogo. Com seu jeito peculiar, Maradona falou sobre a situação dentro do Boca, revelou que poderia até retornar ao Argentino Juniors, mencionou a sondagem do Barcelona e se mostrou contente pelo interesse de um clube brasileiro em sua contratação.

“Sei que o Barcelona também tem muito interesse em minha contratação e quanto a uma proposta do São Paulo, acho ótimo. Se, no futuro, puderem pagar o valor do meu passe, jogarei no Brasil com prazer, pois sempre fui um dos maiores admiradores do futebol brasileiro”, afirmou Diego (ver matéria do Estadão, nos links abaixo!)

Pra terminar, não fugiu da história sobre a comparação com Pelé e elogiou Zico.

“Acho horríveis essas comparações e não sei por que as pessoas insistem tanto nisso. Cada um tem o seu jeito, a sua individualidade. O Pelé foi o maior jogador que já vi atuar. É insuperável. Será que posso me comparar a ele? O Zico é excelente, um jogador de fina sensibilidade, habilidoso, capaz de grandes criações…”

Zico e Maradona se reencontrariam menos de um ano depois, em outra situação e com outras camisas. Foi na Copa do Mundo de 1982, na Espanha. Mais uma vez, o Galinho brilhou, enquanto Diego decepcionou. Placar final: Brasil 3 x 1 Argentina, com gol de Zico e expulsão de Maradona!

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Em tempo: Zico X Maradona/Fla X Boca foi a primeira transmissão de um jogo de futebol do recém-nascido SBT. Com José Cunha na narração, o mito João Saldanha nos comentários e reportagens de Bolinha! Leia mais aqui.

Canal 100:

Reportagem do Globo Esporte:

Fontes e +MAIS:

– Acervo Estadão

– Acervo Folha

– cacellain.com.br

– oglobo.globo.com

– goal.com/br

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s