Série Star Trek estreia na TV americana

Há 50 anos… dia 8 de setembro de 1966.

Série Star Trek estreia na TV americana

“Para ir audaciosamente onde nenhum homem jamais esteve”, foi preciso obstinação.

Chegar à fronteira final, o Espaço, “explorar novos e desconhecidos mundos, pesquisar novas vidas e novas civilizações”, demandou paciência e perseverança para a Enterprise, o Capitão Kirk, Spock e Cia..

A decolagem foi turbulenta, as viagens, imprevisíveis.

Hoje um cult indiscutível, ontem uma série bombardeada de críticas.

Foi uma longa e custosa jornada – literalmente -, mas Star Trek, enfim, triunfou para ter “vida longa e próspera”. Uma série inesquecível e precursora, marco fundamental da ficção científica na televisão e, depois, no cinema.

“Estávamos sempre prestes a ser cancelados, sempre com uma espada de Dâmocles a pairar sobre nós”, disse William Shatner, o capitão James T. Kirk, em reportagem do Wall Street Journal sobre o cinquentenário da série, celebrado neste 8 de setembro de 2016.

Há cinco décadas, a NBC colocava no ar o primeiro episódio, “The Man Trap”, que trazia a trama de uma misteriosa criatura sugadora de sal a aterrorizar a tripulação da Enterprise. O caminho até aquele 8 de setembro e, depois, foi árduo.

A matéria do WSJ reconta toda a epopeia, desde a ajuda de Lucille Ball, a famosa protagonista de I Love Lucy e dona da produtora Desilu, que abraçou o projeto de Gene Roddenberry, o alto custo para a realização do piloto, até a superação do bombardeio da crítica para, enfim, chegar à aclamação.

“O episódio piloto atrasou e ficou acima do orçamento, ao custo de US$ 616 mil – ou cerca de US$ 4,7 milhões atualmente -, e acabou rejeitado pela NBC. A rede pediu aos produtores para tentar novamente, e Star Trek finalmente foi ao ar, estreando há 50 anos, em 8 de setembro de 1966. Era inovadora (uma diversificada tripulação representava todas as regiões da Terra na nave estelar Enterprise) e precursora (seus ‘comunicadores’ eram telefones com flip 30 anos antes de seu tempo). Mas Star Trek não foi um sucesso. Teve audiências modestas e críticos indiferentes – a Variety rejeitou a série, afirmando ser uma ‘fantasia minúscula’”, relembra o artigo assinado por John Jurgensen.

O próprio site oficial também rememora o complicado caminho da Enterprise até o sucesso – ver link abaixo -, com cópias de resenhas e colunas de jornais sobre a série.

Star Trek permaneceu no ar até junho de 1969.

Depois, viriam os “filhos”, como a série de desenho animado, os filmes, etc…

Mas essas histórias ficam pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Abertura do primeiro capítulo:

Trecho do primeiro episódio:

Fontes e +MAIS:

– Wikipedia

– Wikipédia

– wikiquote.org

– IMDb

– startrek.com

– latimes.com

– theguardian.com

– telegraph.co.uk

– wsj.com

– zdnet.com

– yahoo.com

– omelete.uol.com.br

– mentalfloss.com

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s