Há 40 anos… dia 20 de julho de 1976.
E a saga dos 40 anos de punk rock continua no efemérides!
Hoje é a vez de falar de uma das bandas que formaram a santíssima trindade do punk britânico – ao lado do Sex Pistols e do Clash, óbvio.
Estamos falando do Buzzcocks.
Há exatas quatro décadas, a banda da cidade de Bolton – e que escolheu a emblemática Manchester como base – “nasceu”. Foi justamente lá o primeiro show do grupo, mais precisamente no hoje mítico Lesser Free Trade Hall.
Um mês depois do “show que mudou a música para sempre”, como ficou conhecida a apresentação do Sex Pistols no mesmo lugar (um dia a gente conta essa história!), lá estava o Buzzcocks.
Com Howard Devoto, Pete Shelley, Steve Diggle e John Maher, eles abriram nova apresentação da banda liderada pelo louco Johnny Rotten. Verdade que a estreia era para ter sido no primeiro show do Sex Pistols em Manchester – organizado, diga-se, por Devoto e Shelley.
Mas ainda não havia banda! Diggle e Maher foram recrutados e só então pôde ser realizado o debute. Além deles, o grupo local Slaughter & the Dogs também participou do barulho.
Por causa do frisson causado pelo Pistols em 4 de junho, o lugar estava abarrotado, como lembra artigo do Guardian (link abaixo). Até um tal de Ian Curtis estava na plateia…!
Depois daquele show, o Buzzcocks fez outras apresentações em Manchester e também em Londres. Ao final daquele ano, eles se tornaram uma das primeiras bandas a lançarem o próprio selo independente, o New Hormones, pelo qual produziriam o primeiro disco, o EP Spiral Scratch, de 1977.
Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.
OBS.: Na imagem do post, Pete Shelley segura cartaz promocional do show de estreia – o da segunda foto -, em apresentação no mesmo Free Trade Hall, em 1978.
“Breakdown”, com imagens raras do primeiro show:
Fontes e +MAIS:
– nme.com