Começa a Guerra Civil Americana

Há 155 anos… dia 12 de abril de 1861.

Começa a Guerra Civil Americana

Ao fundo da gravura, o Fort Sumter, na Baía de Charleston, Carolina do Sul.

Na parte de baixo, os fumegantes canhões das tropas dos Confederados.

Batalha de Fort Sumter, o início da Guerra Civil Americana.

Permitam-me voltar no passado, ao post nº 3 do blog, intitulado “Último dia da Batalha de Gettysburg”, o emblemática duelo que mudou o rumo do conflito:

“Antes de entrar nos detalhes daquele 3 de julho, importante relembrar o que foi a Guerra Civil Americana, também chamada de Guerra de Secessão. Basicamente, o conflito se deu entre o Sul e o Norte dos Estados Unidos. De um lado, o Sul, latifundiário e escravocrata. Do outro, o Norte, industrializado e contrário à escravidão. 

Em 1860, o republicano Abraham Lincoln foi eleito com a bandeira de acabar com a escravidão. Lincoln definiu o país como uma “casa dividida”. Pois, fez-se a divisão. No dia 4 de março de 1861, 11 estados do Sul se separaram da União e criaram um novo país, os Estados Confederados da América, sob o comando de Jefferson Davies. A Guerra Civil começou no dia 12 de abril.”

Eis que chegamos ao 12 de abril, 155 anos no futuro.

Como dito acima, a divisão da América se deu no início de março. Era questão de tempo para o conflito armado principiar. Coube ao Fort Sumter, construído em 1829 com o objetivo de proteger a Baía de Charleston, ser o palco dos primeiros tiros da Guerra Civil.

Em dezembro de 1860, logo após a saída da Carolina do Sul da União (foi o primeiro estado a se separar), o Major Robert Anderson ocupou o forte, causando impasse federal com as forças da milícia local.

O presidente Lincoln deu passo à frente: anunciou planos para reforçar as tropas da União em Charleston. Foi a gota d’água para a Carolina do Sul. Sob comando do General P.G.T. Beauregard, os confederados abriram fogo contra o exército de Anderson. Em apenas 34 horas, o Major e seus 86 soldados se renderam ao bombardeio de Beauregard.

O Fort Sumter ficou sob comando dos confederados por quase 4 anos. Depois da Guerra de Secessão, foi recuperado e usado em outras contendas, como a Primeira e a Segunda Guerra.

A cisão bélica dentro dos Estados Unidos durou até 9 de maio de 1865, quando o presidente Andrew Johnson decretou o fim do conflito.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Especial do History Channel sobre a Guerra Civil Americana:

Fontes e +MAIS:

Wikipedia

Wikipédia

– history.com

– civilwar.org

– smithsonianmag.com

– educacao.uol.com.br

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.