Há 155 anos… dia 12 de abril de 1861.
Ao fundo da gravura, o Fort Sumter, na Baía de Charleston, Carolina do Sul.
Na parte de baixo, os fumegantes canhões das tropas dos Confederados.
Batalha de Fort Sumter, o início da Guerra Civil Americana.
Permitam-me voltar no passado, ao post nº 3 do blog, intitulado “Último dia da Batalha de Gettysburg”, o emblemática duelo que mudou o rumo do conflito:
“Antes de entrar nos detalhes daquele 3 de julho, importante relembrar o que foi a Guerra Civil Americana, também chamada de Guerra de Secessão. Basicamente, o conflito se deu entre o Sul e o Norte dos Estados Unidos. De um lado, o Sul, latifundiário e escravocrata. Do outro, o Norte, industrializado e contrário à escravidão.
Em 1860, o republicano Abraham Lincoln foi eleito com a bandeira de acabar com a escravidão. Lincoln definiu o país como uma “casa dividida”. Pois, fez-se a divisão. No dia 4 de março de 1861, 11 estados do Sul se separaram da União e criaram um novo país, os Estados Confederados da América, sob o comando de Jefferson Davies. A Guerra Civil começou no dia 12 de abril.”
Eis que chegamos ao 12 de abril, 155 anos no futuro.
Como dito acima, a divisão da América se deu no início de março. Era questão de tempo para o conflito armado principiar. Coube ao Fort Sumter, construído em 1829 com o objetivo de proteger a Baía de Charleston, ser o palco dos primeiros tiros da Guerra Civil.
Em dezembro de 1860, logo após a saída da Carolina do Sul da União (foi o primeiro estado a se separar), o Major Robert Anderson ocupou o forte, causando impasse federal com as forças da milícia local.
O presidente Lincoln deu passo à frente: anunciou planos para reforçar as tropas da União em Charleston. Foi a gota d’água para a Carolina do Sul. Sob comando do General P.G.T. Beauregard, os confederados abriram fogo contra o exército de Anderson. Em apenas 34 horas, o Major e seus 86 soldados se renderam ao bombardeio de Beauregard.
O Fort Sumter ficou sob comando dos confederados por quase 4 anos. Depois da Guerra de Secessão, foi recuperado e usado em outras contendas, como a Primeira e a Segunda Guerra.
A cisão bélica dentro dos Estados Unidos durou até 9 de maio de 1865, quando o presidente Andrew Johnson decretou o fim do conflito.
Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.
Especial do History Channel sobre a Guerra Civil Americana:
Fontes e +MAIS: