Londres sofre pesado bombardeio alemão na 2ª Guerra

Há 75 anos… dia 29 de dezembro de 1940.

Londres sofre pesado bombardeio alemão na 2ª Guerra

London calling to the faraway towns

Now war is declared and battle come down…

Das 18h do dia 29 até as primeiras horas do dia 30 de dezembro de 1940, foram mais de 100 mil explosivos incendiários e outras 24 mil bombas, causando mais de 1.500 focos de fogo no coração de Londres, na região conhecida como City of London (ou simplesmente The City).

Não à toa, o mais longevo e contínuo bombardeio alemão sobre toda a Grã-Bretanha durante a Segunda Guerra Mundial ficou conhecido como “O Segundo Grande Incêndio de Londres” (“Second Great Fire of London”), em referência ao terrível fogaréu de 1666.

Diferente daquele, porém, houve uma construção que as bombas da Luftwaffe não conseguiram destruir: a St. Paul’s Cathedral (Catedral de São Paulo). Na extraordinária foto acima, de autoria de Herbert Mason, publicada dois dias depois, no Daily Mail, eis o domo da esplendorosa construção projetada por Christopher Wren, em meio à fumaça negra e cinza.

A resistência do maior símbolo do centro da capital tornou-se representação fortíssima da própria tenacidade dos britânicos – em especial dos londrinos – durante a blitz nazista, que se iniciara em setembro daquele 1940 e que terminaria somente em maio de 1940.

O fogo pesado do exército de Hitler sobre Londres matou 160 civis, a maior parte nos dias seguintes ao bombardeio, por causa dos ferimentos. Outros 14 bombeiros sucumbiram enfrentando os inúmeros focos de incêndio, e mais 250 tiveram lesões.

Apesar de a Catedral de São Paulo ter ficado de pé, graças à ordem de Winston Churchill e ao trabalho incessante e a dedicação heroica de bombeiros e civis, que, a despeito da falta d’água sofrida pela cidade à época, conseguiram apagar quase todos locais de chamas, cerca de 19 igrejas foram destruídas e 5 milhões de livros foram perdidos (leia mais nos links abaixo).

Na madrugada de 10 para 11 de maio de 1941, Londres enfrentaria o pior ataque da blitz, com mais de 1.400 mortes, 11 mil casas destruídas e importantes pontos da cidade atingidos, como o British Museum, a estação de Waterloo do metrô, entre outros.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Reportagem de hoje da ITV sobre aquele dia:

Fontes e +MAIS:

Wikipedia

history.com 

– telegraph.co.uk

– home.bt.com

bbc.com

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.