Beatles fazem show histórico em Liverpool

Há 55 anos… dia 27 de dezembro de 1960.

Beatles fazem show histórico em Liverpool

Muitos afirmam que o dia marca o início da Beatlemania.

Na biografia “The Beatles”, Hunter Davies define o momento como “divisor de águas”.

Inegável, portanto, que a estreia dos Fab Four no Litherland Town Hall, há cinco décadas e meia, seja, no mínimo, histórica.

Eles tinham acabado de retornar da longa e fundamental turnê de quatro meses na Alemanha. Temporada formadora, principalmente por moldar o caráter da banda em cima do palco. E que terminou de maneira um tanto traumática.

George acabou deportado pelas autoridades alemãs, por ser menor de idade. Paul e Pete Best tiveram o mesmo destino, mas por atearem fogo em uma camisinha! Procurado pela polícia local, John regressou pra casa um pouco depois. E Stuart Sutcliffe ficou por lá, apaixonado pela fotógrafa e artista plástica Astrid Kircherr.

De volta para o “home, sweet home”, retomaram a rotina de shows em Liverpool. Primeiro, no Casbah Coffee Club, no dia 17, já com Chas Newby, amigo de Pete Best, como baixista substituto de Stu.

Semanas depois, em acordo costurado entre Allan Williams, então empresário deles, e o DJ e host Bob Woller (futuro disc jockey oficial do Cavern), a banda tocaria no Litherland Town Hall, no subúrbio de Liverpool.

John, George e Paul com jaquetas de couro!
John, George e Paul com jaquetas de couro!

A promoção em cima da apresentação focava sobre o retorno deles de Hamburgo e da Alemanha. Mensagem tão martelada que levou muitos a pensarem se tratar de uma banda germânica!

“Direto de Hamburgo, os sensacionais Beatles!”, dizia o cartaz, assim como a chamada do promoter Brian Kelly, ao anunciar a entrada do grupo no palco.

A partir dos primeiros acordes de “Long Tall Sally”, a plateia de 1500 espectadores ficou completamente hipnotizada por aqueles caras vestindo jaquetas de couro e botinhas pretas. Em meia hora, os Beatles ganharam o público com rocks de Eddie Cochran, Elvis Presley, Chuck Berry, Gene Vincent, entre outros.

“Todos ficaram paralisados. Eles não tinham visto ou ouvido nada parecido antes. Eu nunca tinha visto nada parecido. Os Beatles foram sensacionais. As pessoas ficaram loucas pelo seu número de encerramento, “What’d I Say”. Paul pegou o microfone, brincou com a guitarra e fez fantásticas palhaçadas por todo o palco. A banda batia o pé no chão e o público enlouqueceu!”, recordou Bob Wooler, em entrevista de 1981.

Um mês depois, já em janeiro de 1961, Paul assumiu o baixo definitivamente. E em fevereiro, eles fariam a primeira apresentação no Cavern Club!

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

“Long Tall Sally”, ao vivo:

Fontes e +MAIS:

– beatlesbible.com

– thebeatlesrarity.com

– colinalbin.com

– liverpoolecho.co.uk

Anúncios

2 comentários sobre “Beatles fazem show histórico em Liverpool

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s