Primeiro jogo da Liga dos Campeões é realizado em Portugal

Há 60 anos… dia 4 de setembro de 1955.

Primeiro jogo da Liga dos Campeões é realizado

Seis décadas atrás, Sporting Lisboa e Partizan entraram para os anais do futebol como protagonistas do primeiro jogo da competição que se tornaria a maior do planeta. Portugueses e iugoslavos fizeram a partida inaugural da então Taça dos Campeões Europeus, hoje a renomada e internacional Liga dos Campeões, a Champions League.

“Meio século passado e muito mudou entre essa estreante taça europeia e a actual reluzente, multimilionária, com uma cobertura televisiva global, Liga dos Campeões”, lembrou o jornal português Público, por ocasião dos 50 anos do duelo, em 2005.

E foi um confronto e tanto no estádio Nacional, ó pá! Um encontro de seis golos, empate emocionante em 3 a 3, diante de uma plateia de 30 mil torcedores.

O atacante João Martins anotou o primeiro tento da História da Champions, aos 14 minutos. Milos Milutinovic decretou o vira para o Partizan, aos 45 e aos 5 da etapa final. Quim, aos 20, Bobek, aos 28, e novamente João Martins, aos 33, deram números finais ao jogo.

Um jogaço esperado, de certa forma. De um lado, os Leões de Lisboa tinham vencido nada mais nada menos que 7 títulos em oito disputas nacionais – de 1947 a 1954. Do outro, se não era um campeão, o Partizan nutria respeito local e da Europa. Tanto que, apesar do quinto lugar no torneio nacional de 1954-1955, acabou convidado para a disputa continental. Era uma equipe talentosa, com vários jogadores da seleção iugoslava.

Depois da eletrizante igualdade em Portugal, o alvinegro de Belgrado teve vitória categórica na partida de volta. Em 12 de outubro, aplicou inapelável 5 a 2 no Sporting, com quatro gols de Milutinovic.

Em junho de 1966, o Real Madrid se consagraria o primeiro campeão do torneio, após vitória de 4 a 3 sobre o Reims. A primeira de uma sequência de 5 taças europeias.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Imagens de Sporting Lisboa 3 x 3 Partizan:

Fontes e +MAIS:

publico.pt

– rsssf.com

sportingcanal.com

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.