Há 50 anos… dia 29 de julho de 1965.

Dez dias depois do single, o filme.
Com pompa e circunstância, a première de “Help!” foi realizada no London Pavilion, na Piccadilly Circus, em Londres. Um evento que contou até com a presença de representantes da realeza britânica: a Princesa Margaret e o marido, Lorde Snowdon. Dezenas de milhares de fãs se acotovelaram em frente ao teatro para ver John, Paul, George e Ringo chegarem, em um Rolls-Royce preto.
Porém, a grandiosidade da pré-estreia vence, com folga, a qualidade do longa-metragem. Se “A Hard Day’s Night”, lançado um ano antes, tinha sido um grande sucesso, a segunda aventura do Fab Four no cinema não seguiu a mesma trajetória.
A magia do primeiro se perdeu. A estreia é ótima porque mostra os Beatles sendo só os Beatles na tela grande, nada além disso. Espontaneidade, juventude e senso de humor puro. A irreverência de Ringo, o sarcasmo de John, a timidez de George, a insolência de Paul. Tudo com precisa e moderna direção de Richard Lester.
Não havia motivo para mudar a rota no segundo filme. Mas Lester quis inventar, criar uma história meio James Bond e pouca gente gostou. A começar pelos próprios protagonistas!
“O filme estava fora de nosso controle. Em “A Hard Day’s Night”, pudemos dar nossas opiniões, e havia um semi-realismo. Mas em “Help!”, Dick Lester não nos contou muito o quê estava acontecendo e o quê pretendia”, disse John.
Além da condução solitária de Lester na produção, havia outra parada rolando naquele momento: a maconha. Depois de serem apresentados a erva pelas mãos de Bob Dylan, os quatro rapazes de Liverpool estavam na febre da cannabis.
Em Anthology, Ringo lembra que o longa-metragem foi rodado, literalmente, sob uma “neblina de marijuana”! Em Londres, nos Alpes da Áustria, nas Bahamas, não importa: eles sempre estavam fugindo do script para “dar umas risadas”, a gíria que inventaram quando queriam fumar.
Se o filme tem pouco ou quase nenhum valor, digamos, cinematográfico, ao menos serviu para dar o gostinho do novo álbum dos Beatles, de mesmo nome. Sete canções – um lado inteiro – de Help!, o disco, estão em “Help!”, o filme: “Help!”, “You’re Going to Lose That Girl”, “You’ve Got to Hide Your Love Away”, “Ticket to Ride”, “I Need You”, “The Night Before” e”Another Girl”.
No dia 6 de agosto, o novo trabalho chegou às lojas do Reino Unido.
Mas essa história fica pra outro dia (semana que vem, quem sabe!)… Porque todo dia é histórico.
Veja o trailer de “Help!”:
Fontes e +MAIS:
– IMDb
– time.com
