Tratado de Trianon é assinado na França

Há 95 anos… dia 4 de junho de 1920.

Tratado de Trianon é assinado na França

Certa vez, Winston Churchill afirmou que a “História é escrita pelos vencedores” (“History is written by the victors”). Em grande medida, o estadista que liderou os aliados na vitória contra Hitler na Segunda Guerra Mundial estava certo. O tema, aliás, gera grande debate e polêmica entre historiadores e estudiosos da História e da Historiografia até hoje.

Sem entrar no mérito da discussão, a frase de Churchill faz todo sentido quando falamos sobre quaisquer acordos pós-guerras. Os vitoriosos se referem a eles como tratados. Os derrotados, como ditados (ou afins). Assim Hitler chamava o Tratado de Versalhes, que impôs à Alemanha uma série de pesadas sanções depois da Primeira Guerra Mundial.

Assim os húngaros denominam o quê foi assinado 95 anos atrás, também no bonito palácio nos arredores de Paris, na França, também depois do conflito que abriu o século 20. Não poderia ser diferente.

O Tratado de Trianon impeliu ao Reino da Hungria (antes Império Austro-Húngaro) uma dura realidade: dois terços do território saíram das mãos dos húngaros – 325 mil km² se transformaram em apenas 93 mil km². Com isso, 12 milhões de pessoas deixaram de ser húngaras e a população se resumiu a 7 milhões. Pra completar, o país perdeu o acesso ao mar, pelo litoral da atual Croácia (à época, Iugoslávia).

Até hoje, existe um profundo sentimento de revolta dentro da Hungria por causa do pacto. Basta uma pesquisa na internet para perceber a mágoa, expressa em vídeos, textos e imagens, e frases como “Justice for Hungary” (“Justiça para a Hungria”) ou “Trianon 1920 június 4”, a data do acordo, em húngaro.

Há incontáveis consequências do Tratado para o país. A principal talvez tenha sido a gigantesca queda de poderio econômico, sentida ainda atualmente na simpática nação magiar.

A Hungria ainda viveria períodos conturbadíssimos, como a Segunda Guerra Mundial e a era comunista, sob a órbita da União Soviética.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Vídeo de protesto contra o Tratado de Trianon:

Fontes:

Wikipedia

Wikipédia

– operamundi.uol.com.br

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s