Feyenoord é campeão da Europa

Há 45 anos… dia 6 de maio de 1970.

Feyenoord é campeão da Europa

“Na madrugada de 6 para 7 de maio de 1970, quatro trens cortaram a noite. Eles estavam voltando de Milão para Roterdã. Milhares de fãs voltavam para casa, cansados, mas intensamente felizes. Eles tinham estado lá! Pela primeira vez na história do futebol holandês a Copa Europeia havia sido vencida. O seu clube, o seu Feyenoord tinha conseguido o que o Ajax não foi capaz de fazer no ano anterior. O campeão escocês Celtic tinha sido batido por 2-1.”

Há exatos 45 anos, a Holanda, finalmente, conseguia comemorar o primeiro título europeu de clubes. E o responsável pela façanha não foi nem PSV, muito menos o Ajax, mas sim o Feyenoord, de Roterdã, a cidade dona do maior porto do Velho Continente.

Como lembra, irônico, o texto do site oficial do “Orgulho do Sul”, um dos apelidos do clube, o Ajax não foi capaz de conseguir o troféu na temporada 1968-1969. Na primeira decisão de um clube da terra dos moinhos de vento, sucumbiu diante do Milan: inapeláveis 4 a 1 no Santiago Bernabéu.

Quase um ano depois, lá estava um clube da Holanda novamente na grande decisão da Copa Europeia (ou Copa dos Campeões da Europa, como era conhecida a atual Liga dos Campeões, a Uefa Champions League). Do outro lado, o forte Celtic, campeão na temporada 1966-1967.

Para chegar à final, o Feyenoord, então vice holandês (o Ajax conquistou o troféu), teve só uma baba, logo na primeira perna eliminatória. O fraco KR Reykjavík, da Islândia, entrou para os anais da competição europeia por levar a maior goleada da história: 12 a 2. Depois, no duelo de volta, o Feyenoord venceu só por 4 a 0.

Nas oitavas de final, um poderoso adversário, o Milan, atual campeão. No primeiro jogo, os milanistas venceram por 1 a 0, mas na volta, em Roterdã, Jansen e van Hanegem colocaram os holandeses na fase seguinte.

O adversário das quartas foi o hoje extinto Vorwärts Berlin, da também inexistente Alemanha Oriental (hoje o clube se chama Frankfurter FC Viktoria e está baseado, claro, em Frankfurt). De novo, o Feyenoord perdeu a primeira, fora, por 1 a 0, placar novamente revertido para 2 a 0 na Holanda.

As semifinais, contra o Legia Warsaw, na época uma força do continente, teve empate sem gols na Polônia, e 2 a 0 na Holanda.

Do outro lado, o Celtic contou com a sorte para chegar até a grande decisão. Literalmente. Nas oitavas, depois de um placar agregado de 3 a 3, os escoceses bateram o Benfica na moeda! Sim, isso existia! Depois, a equipe deixou para trás o Standard Liège (Bélgica) e Leeds United (Inglaterra), em uma semifinal entre equipes britânicas muito acirrada.

Na decisão, com 53.187 espectadores abarrotando o San Siro, Gemmell inaugurou o placar para o Celtic, aos 29 do primeiro tempo. O Feyenoord empatou dois minutos depois, de maneira pouco provável em se tratando da origem do adversário: em uma jogada aérea, com direito a tabela de cabeça, Israël testou para o fundo da rede celta.

O gol do título saiu aos 13 minutos do tempo final da prorrogação. Em falta no grande círculo, Israël lançou Kindvall nas costas do zagueiro, que meteu a mão na bola. O juiz italiano Concetto Lo Bello deixou o lance seguir e o centroavante sueco tocou com categoria por cima do goleiro Williams.

Pouco depois, o Feyenoord ainda meteu bola no travessão antes de Lo Bello trilar o apito final. Festa total no San Siro.

O primeiro título inaugurou uma sequência de quatro conquistas holandesas na Europa. Liderado por um tal de Johan Cruyff, o Ajax levou os três torneios seguintes.

Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

Melhores lances e gols da final de 1969-1970:

Fontes:

Wikipedia

uefa.com

futeboleuropeu.com.br

feyenoord.com

europeancuphistory.com

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.