Há 55 anos… dia 3 de abril de 1960.

Em março de 1960, o filho retornou para casa. Por dois anos, ficou longe da sua Memphis, servindo o exército americano.
Já nos últimos meses de serviço, estava explorando e ouvindo músicas diferentes e aperfeiçoando novas maneiras e técnicas de cantar. Certo dia, na Alemanha, ouviu “There’s No Tomorrow”, gravada pelo americano Tony Martin em 1949.
Não sabia, mas a música de Aaron Schroeder e Wally Gold tinha sido inspirada na canção napolitana “O Sole Mio”, de Eduardo di Capua e Giovanni Capurro, de 1898! Então, contou ao editor musical Freddy Bienstock, que o visitava na Europa, sobre “There’s No Tomorrow” e disse que queria gravar algo parecido.
Em sua volta aos EUA, Bienstock, que já arranjara alguns compositores para ele no passado, tratou de encontrar Aaron Schroeder e Wally Gold. Passou a missão para a dupla produzir alguma coisa na linha da balada romântica de Tony Martin, ou seja, criar o que já tinham criado!
Em menos de meia hora, nasceu “It’s Now or Never”.
“Aaron compôs hits, eu compus hits. Mas uma canção que finalizamos em 20 a 30 minutos foi o maior sucesso de nossa carreira!”, diria Gold, muito tempo depois.
Em 3 de abril de 1960, o inigualável Elvis Presley precisou de alguns takes para transformar a música em uma linda balada romântica e mudar o curso de sua carreira, naquele ponto ainda muito enraizada no rock e no country.
Bill Porter, engenheiro dos estúdios da RCA em Nashville naquele dia, lembra que Elvis estava com dificuldades de encaixar o alcance vocal da música. Em dado momento, Porter disse que podia juntar takes diferentes e, assim, ele não precisava gravá-la inteira. Decidido, Elvis garantiu que faria a música inteira. E assim fez. Com direito a gran finale de tenor!
Lançada em 5 de julho, “It’s Now or Never” ficou por cinco semanas no topo do Billboard Hot 100 e por oito semanas nas paradas britânicas. É o single mais vendido da carreira do Rei do Rock.
Gravada no dia seguinte e lançada em novembro de 1960, “Are Lonesome Tonight?”, outra linda balada de amor, seria outra amostra da potência e da diversidade vocal de Elvis Presley.
Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.
“It’s Now or Never”:
Fontes:
