EUA vence URSS no hóquei, no “Miracle on Ice”

Há 35 anos… dia 22 de fevereiro de 1980.

EUA vence URSS no hóquei, no "Miracle on Ice"

POR FLAVIO MELLO*

Um grupo de alunos da faculdade formam a seleção olímpica de hóquei. No estágio final do torneio, eles enfrentam os franco-favoritos.  E vencem!

Parece roteiro de mais um filme dos “Mighty Ducks”, mas essa história não teve participação de Gordon Bombay, ou um “V voador”. Ela aconteceu de verdade na Olimpíada de Inverno de 1980, em Lake Placid, Estados Unidos.

A Guerra Fria foi marcada pela falta de confronto direto entre as superpotências Estados Unidos e União Soviética. Consequentemente, qualquer embate entre as nações carregava junto um significado a mais. O esporte olímpico foi um plano onde elas puderam medir forças diversas vezes.

A partida em questão ocorreu no quadrangular final dos Jogos de Inverno. O time da URSS vinha de 4 medalhas de ouro consecutivas e havia vencido os americanos por 10 a 3 uma semana antes do evento. O favoritismo era tão grande que a zebra ficou conhecida como “Miracle on Ice”, o milagre no gelo.

O jogo foi emocionante. O time soviético abriu 2 a 1 no primeiro tempo, mas, no último segundo, Mark Johnson achou um gol para deixar tudo empatado.

Na volta do intervalo, o técnico Tikhonov sacou o goleiro Tretiak. Ambos os times acharam a decisão estranha, pois Tretiak era uma muralha no gol. Porém, seu substituto, Myshkin, fez um bom trabalho e o time marcou um gol no segundo tempo, indo para o último intervalo com um gol de vantagem.

No terceiro e último período, os americanos se beneficiaram de uma penalidade russa para empatar o jogo e, em seguida, passar na frente. Pela primeira vez no jogo o time americano estava na frente. Mas ainda faltavam 10 longos minutos para o fim do jogo. O que se seguiu foi um ataque implacável dos russos, com a seleção norte-americana se defendendo do jeito que podia. Na contagem final, o narrador Al Michaels não se aguentou de emoção e perguntou à audiência: “Vocês acreditam em milagres?”. Fantástico. Vale ver o minuto final!

Apesar de ter vencido o jogo, os americanos ainda tinham mais uma partida pela frente e podiam acabar em qualquer posição, entre o quarto e o primeiro lugar. Foi só uma vitória sobre os finlandeses que selou a medalha de ouro para os Estados Unidos.

Mas essa história fica para outro dia… Porque todo dia é histórico.

* Flavio Mello acredita que o esporte é a maior invenção da humanidade.

Documentário da ESPN sobre o “Miracle on Ice”:

Fontes:

Wikipedia

espn.go.com

proicehockey.about.com

mentalfloss.com

ftw.usatoday.com

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.