Há 20 anos… dia 6 de janeiro de 1995.
“A satisfação é que apenas uma pessoa pode ser número 1 de cada vez. É um feito fantástico ganhar um campeonato, e espero fazer isso de novo. Mas é ótimo estar no topo em um recorde individual. Posso não ficar lá muito tempo, mas eu cheguei lá.”
Até que ele ficou lá por um tempinho considerável: exatos 5.570 dias. Ou 15 anos, 3 meses e 1 dia.
Em 6 de janeiro de 1995, Lenny Wilkens escreveu mais um bonito capítulo em sua extraordinária trajetória no maior basquete do mundo. Na beira da quadra, comandou o triunfo do Atlanta Hawks sobre o Washington Bullets (120 a 90), atingiu a 939ª vitória como técnico e se colocou como o mais vitorioso head coach da história da NBA.
À época, Wilkens ultrapassou a lenda Red Auerbach, treinador com 9 títulos pelo Boston Celtics (e outros 7 como dirigente da franquia). “Acendi o charuto em homenagem a Red. Quando cheguei à NBA como jogador, ele era o cara que todo mundo olhava para como o treinador. Eu ainda me sinto dessa forma”.
Exatas 12.069 pessoas testemunharam o êxito histórico de Wilkens, no Omni Coliseum, em Atlanta. Ken Norman liderou os Hawks com 23 pontos e foi o cestinha do jogo, enquanto o armador Mookie Blaylock anotou outros 20 para o time da Geórgia.
Posteriormente, Wilkens atingiria 1.332 vitórias em 32 temporadas como técnico na NBA. Ele seria ultrapassado em 7 de abril de 2010, por Don Nelson.
Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.
Resumo da trajetória de Lenny Wilkens na NBA:
Fontes:
– nba.com