Há 30 anos… dia 6 de novembro de 1984.
Doc Brown: So tell me, Future Boy, who is the president of the United States in 1985?
Marty: Ronald Reagan.
Doc Brown: Ronald Reagan? The actor? Rá! And who is the vice-president? Jerry Lewis?
O diálogo em “De Volta Para o Futuro” mostra o espanto e o deboche do Doutor Brown ao saber que um ator B de Hollywood se transformara no presidente dos Estados Unidos.
É, Doutor, naquela altura o ator estava em plena segunda gestão! Em 1980, ao vencer o então presidente Jimmy Carter, tornou-se o mais velho a ocupar o cargo, com 69 anos.
Quatro anos depois, renovou o recorde e o mandato.
Em 6 de novembro de 1984, Ronald Reagan foi reeleito com vantagem esmagadora: venceu em 49 estados contra apenas 2 do democrata Walter Mondale (a capital Washington e e Minnesota). Triunfo inquestionável. No colégio eleitoral, o placar foi 525 a 13 em favor do republicano.
A larga diferença legitimava o ex-ator, comentarista esportivo e salva-vidas a uma nova jornada na Casa Branca. Após desconfiança e ceticismo, Ronald Reagan provara seu valor como comandante-mor da América.
No primeiro termo como presidente, entre 1980 e 1984, conseguiu recuperar a combalida economia americana, apesar do aumento da dívida pública. Diminuiu a taxa de desemprego e a inflação. Ao mesmo tempo, estimulou absurdamente a indústria armamentista e teve mão de ferro na política internacional.
Acabou reeleito de forma categórica.
Seus últimos quatro anos seriam marcados pela diplomacia e reaproximação com a União Soviética – proferiu a famosa frase “Derrube este muro” (“Tear down this wall!”), em discurso em Berlim, conclamando o líder Mikhail Gorbachev a acabar com a divisão da Alemanha e, por consequência, com o próprio comunismo.
Após dois mandatos bem-sucedidos, Reagan ainda conseguiria eleger seu sucessor, o então vice-presidente George H. W. Bush, nas eleições de 1988.
Mas essa história fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.
Vídeo com campanha de Reagan para 1984:
Fontes: