Messi estreia no Barcelona

Há 10 anos… dia 16 de outubro de 2004.

Messi estreia no Barcelona

“Leo, entra no Deco”, disse o técnico Frank Rijkaard, olhando para o menino da camisa 30.

No que o argentino baixinho e cabeludo prontamente atendeu. Saiu do banco e ficou na beira do campo, aguardando a autorização para entrar no jogo. “No Deco”, como pedira o “professor”. Com 17 anos, 3 meses e 22 dias de vida, sentiria a emoção de atuar pela primeira vez no time profissional do clube que o acolheu.

Em 16 de outubro de 2004, a bonita história entre Barcelona e Lionel Messi começava.

A trajetória de um dos maiores de todos os tempos começava.

O capítulo inicial aconteceu em jogo pela sétima rodada do Campeonato Espanhol, temporada 2004-2005. Duelo importante, Espanyol x Barcelona, o derby da cidade, no estádio Montjuic. Com seis vitórias e um empate, o Barça era o líder. O rival fazia boa campanha e era o quinto colocado. Sonhava com um triunfo diante de um adversário desfalcado.

O gol de Deco, logo aos 9 minutos, esfriava as pretensões do Espanyol. O jogo seguiu arrastado até o apito final. Um clássico catalão sem muito brilho, apesar da presença de Ronaldinho Gaúcho em campo.

Rijkaard, então, decidiu promover a estreia do menino. Aos 37 minutos do segundo tempo, Messi substituiu o brasileiro naturalizado português.

Aberto pela direita, como um winger, ofereceu aos 34.400 espectadores uma amostra tímida do que poderia fazer. Velocidade, dribles, verticalidade. Nada de outro planeta, ainda. Ainda.

Messi é o segundo jogador mais jovem da História a estrear no time de cima do Barça, atrás somente de Paulino Alcántara. Paulino que Leo ultrapassou recentemente para se tornar o maior goleador do clube catalão.

Dez anos atrás, nem Carlos Rexach, que trouxe Messi e família para Barcelona – e segurou o craque com contrato em um guardanapo! -, poderia prever um casamento tão perfeito.

Após o debute, Messi atuou pouco naquela temporada: 77 minutos no total.

O primeiro gol com a camisa azul-grená sairia 7 meses e meio depois, em 1º de maio de 2005. No Camp Nou, com passe de Ronaldinho.

Mas essa história (que vi ao vivo, pela TV!) fica pra outro dia… Porque todo dia é histórico.

O começo pelo Barça:

Fontes:

– fcbarcelona.es

– mundodeportivo.com

– trivela.uol.com.br

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s