Romário coloca o Brasil na final após 24 anos

Dia 13 de julho – Semifinais

logo94

Este slideshow necessita de JavaScript.

Matéria da Folha do dia 12 alertava para a altura do time da Suécia e a diferença de 83cm entre os grandalhões escandinavos e os baixinhos brasileiros. Mas quem tem O Baixinho, não precisa de gigante! Romário colocou o Brasil em uma final de Copa do Mundo depois de 24 anos.

A seleção foi muito superior e poderia ter vencido com mais facilidade e por diferença maior de gols. O 1 a 0 não explica o duelo no Rose Bowl, em Los Angeles. Para se ter ideia, o time de Parreira deu 26 chutes no gol, contra apenas 3 da Suécia.

No primeiro tempo, Romário, Mazinho e Zinho desperdiçaram as melhores oportunidades. O camisa 11 teve três grandes chances, mas, nervoso, não aproveitou. Pra piorar, o fanfarrão Thomas Ravelli pegava tudo e ainda exibia seu bobo sorriso para as câmeras de TV.

A etapa final seguiu na mesma toada. No intervalo, Parreira colocou Raí no time na vaga de Mazinho e a seleção ficou mais em cima, embora um pouco cansada. Os suecos se defendiam, com a clara intenção de levar a partida para a prorrogação e pênaltis.

Não deu. Aos 34 minutos, Romário faria o gol salvador. Uma cabeçada certeira, de cartilha, mortal. O cruzamento perfeito de Jorginho, da direita, encontrou o camisa 11 entre os gigantes suecos. Mesmo 10cm mais baixo, Romário subiu muito, deixou Roland Nilsson no chão e Thomas Ravelli de sorriso amarelo.

Como um Cristo Redentor, braços abertos, Romário celebrava seu quinto gol no mundial dos EUA.

E a seleção estava na final. No dia 17, dali a quatro dias, mediria forças contra a Itália para ver quem se sagraria o primeiro tetracampeão do mundo. A Azzurra passara pela Bulgária em Nova York: 2 a 1, com dois gols de Baggio e um de Stoichkov para os búlgaros. A preocupação, no entanto, era a contusão muscular do 10 italiano, que deixou o campo aos 31 da etapa final.

Brasil x Itália, 17 de julho, estádio Rose Bowl, Los Angeles, Estados Unidos.

Brasil 1 x 0 Suécia na integra:

Fontes:

– Wikipedia

– Acervo Folha

fifa.com

Anúncios

Fala!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s